Ao Vivo

Perda da visão é uma das consequências do mau uso de lentes de contato

19/07/2018 às 09:12.

Usadas para corrigir e tratar problemas na visão ou apenas para colorir os olhos, as lentes de contato fazem parte da realidade de aproximadamente 2 milhões de brasileiros, conforme estimativa da Sociedade Brasileira de Lentes de Contato e Córnea e Refratometria (Soblec). Geralmente utilizadas como alternativa aos óculos, elas também podem desempenhar um papel importante em alguns tratamentos de córnea.

Embora as lentes sejam bastante seguras, o mau uso pode acarretar problemas sérios, como perda de visão e até mesmo necessidade de transplante, alerta o médico oftalmologista Roberto Freda, coordenador da equipe de transplantes do Hospital Banco de Olhos. Entre os erros mais comuns, estão dormir com as lentes, não fazer a higiene correta e extrapolar o tempo de uso indicado do produto. Com a ajuda de especialistas, tiramos dúvidas e apontamos os cuidados necessários da compra à utilização das lentes.

Quem sofre de olho seco severo não deve usar lentes. Para casos leves a moderados, há no mercado opções específicas. Por isso, é importante consultar um médico antes de comprar o produto.