Ao Vivo

Paraná e Curitiba tem aumento de registros de feminicídio ou tentativa em 2020

13/01/2021 às 09:00.

Foto: Rede Amazônica/Reprodução

O Paraná registrou aumento de 3,8% nos inquéritos de feminicídio em 2020, com 217 ocorrências no ano passado, de acordo com dados do Ministério Público do Paraná (MP-PR). Os registros são referentes às tentativas ou feminicídios consumados.

Em 2019, 209 inquéritos pelos crimes foram abertos no estado, conforme o levantamento. Somente em Curitiba, o órgão registrou aumento de 30% nos casos, com 26 registros em 2020, contra 20 de 2019.

De acordo com a promotora Roberta Massa, o aumento no número de ocorrências pode ter ligação com a pandemia do novo coronavírus.

Até agora, em 2021, um caso de tentativa ou feminicídio consumado foi registrado a cada dois dias, no Paraná.

A promotora Mariana Bazzo explicou que a base da violência de gênero está no machismo.

“Por muitos anos a ideia do ‘não’ de uma mulher vai significar permissão para esse homem ser violento. Hoje, a lei é muito severa com o homem que usa da violência para contrapor o não de uma mulher”, disse.

O “não” levou uma mulher que preferiu não ser identificada a levar seis facadas de um colega de trabalho após se negar a ter relações sexuais com ele. Ela chegou a ficar internada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), mas sobreviveu

Fonte: G1PR