Ao Vivo

Paraná bate recorde de doação efetiva de órgãos

29/05/2017 às 08:03.

De acordo com a Central Estadual de Transplantes (CET), foram 47 doações realizadas no mês de abril. Recorde anterior era de agosto de 2016.

No mês de abril, foram realizadas 47 doações efetivas no Paraná (Foto: Venilton Küchler/ Divulgação/ ANPr)

No mês de abril, foram realizadas 47 doações efetivas no Paraná (Foto: Venilton Küchler/ Divulgação/ ANPr)

O Paraná registrou recorde no número de doações efetivas de órgãos em abril deste ano. De acordo com dados da Central Estadual de Transplantes (CET), foram 47 doações. O recorde anterior era de agosto de 2016, quando foram realizadas 45 doações.

Nos quatro primeiros meses deste ano, ocorreram 149 doações de órgãos no Paraná. O que, de acordo com a Secretaria de Saúde, coloca o Paraná na condição de segundo estado com maior número de doações efetivas do país.

Todas as doações são feitas por intermédio da CET, que é a responsável tanto por conversar com as famílias de possíveis doadores como por gerenciar e coordenar a fila de quem espera por um transplante.

A doação

A doação de órgãos e tecidos só pode ser com autorização da família do paciente. Os profissionais da área orientam a que as famílias conversem sobre o assunto para saber a intenção de cada um em doar.

Existe a possibilidade de doações entre parentes vivos. Neste caso é realizada uma série de exames médicos. Já doações entre não parentes depende de autorização judicial.

Via: G1