Ao Vivo

Para aliviar o estresse, abrace uma vaca! Conheça a nova mania mundial

05/08/2021 às 12:00.

Na tendência para trazer bem-estar, o mundo está repleto de terapias alternativas desde ioga com cabras ao chamado “banho de som”. Tudo para acalmar o corpo e a mente. 

E delas é bem curiosa. Você já ouviu falar do abraço à vaca? 

A moda começou na Holanda e promete serenidade aos praticantes. Chamada “koe knuffelen” (literalmente, “abraço à vaca”), a terapia é baseada nas propriedades curativas de um aconchego entre o ser humano e os animais.  

Foto: BBC/G1

Os adeptos do abraço à vaca geralmente começam fazendo um tour pela fazenda que oferece o serviço. Assim que encontram os animais podem abraçar as vaquinhas por duas ou até três horas. É possível fazer uma massagem nas costas do animal, deitar junto a ele. 

Dizem que a sensação é de abraçar uma enorme bolsa de água morna. Fazer carinho nas vacas reduz o estresse e aumenta o nível do hormônio ocitocina no sangue, que é liberado em situações de vínculo social e emocional. 

Esse passatempo surgiu em províncias rurais da Holanda há mais de uma década — e agora faz parte de um movimento holandês mais amplo para aproximar as pessoas da natureza e da vida no campo. 

Hoje, fazendas em Roterdã, segunda maior cidade da Holanda, na Suíça e até mesmo nos Estados Unidos estão oferecendo sessões de abraço à vaca. 

Foto: BBC/G1

E parece que o contato com as vacas é relaxante para os animais também. Um estudo publicado na revista científica Applied Animal Behavior Science, afirma que as vacas mostram sinais de relaxamento profundo, alongando-se e deixando as orelhas caírem para trás quando massageadas em áreas específicas do pescoço e na parte superior das costas. 

Quem sabe uma troca sincera de afeto com as vaquinhas não seja exatamente o que alguns estavam precisando? 

Por Alexandra Fernandes com informações Portal G1