Papai Noel negro contratado por shopping faz sucesso na web

19/11/2018 às 11:35. Comente esta notícia!

Foto: Reprodução Facebook

Bastou a foto de um Papai Noel negro, sentado em sua poltrona, aparecer no Facebook que imediatamente viralizou com 8 mil compartilhamentos.

O bom velhinho da vez é Rubens Campolino, de 69 anos. Desde o ano passado ele faz Papai Noel no Vale Sul Shopping, em São José dos Campos, no interior de São Paulo, mas agora ficou conhecido.

A postagem feita na página do Shopping tem surpreendido positivamente os visitantes por escolher um Papai Noel negro para receber as crianças nos dias que antecedem o Natal.

Os comentários 

“É de extrema importância a criança poder ver um pouco de si naquele que admira! Crianças negras, pardas, indígenas e orientais precisam sim de mais representação”, escreveu um dos usuários.

“Desde que me entendo por gente, sempre vi representações dele apenas com brancos, sejam pessoas, desenhos, bonecos.”, disse outro usuário no post, não escondendo a surpresa.

Mas esta não é a primeira vez que o mesmo shopping escolhe um Papai Noel negro.

História

A iniciativa começou em 2017. Outros estabelecimentos e centros comerciais já fizeram a mesma escolha, como a Central do Brasil, no Rio de Janeiro, também no ano passado.

Nos EUA, um “Santa Claus” negro foi escolhido por um shopping em Minnesota, em 2016.

Na ocasião, no entanto, o estabelecimento americano também recebeu críticas de cunho racista logo após o anúncio do novo Papai Noel.

Pessoas questionaram a origem do personagem, além de cobrar uma suposta “fidelidade” com o que seria a “representação correta” do bom velhinho.

Com alguns comentários semelhantes na postagem sobre o shopping de São José dos Campos, usuários rebatiam: “Papai Noel nem existe”, disse um deles, quando outro questionou a origem da representação.

Mister 3ª Idade

Rubens Campolino nasceu em Moeda, no interior de Minas, passou a infância em São Paulo e trabalhou com a fabricação de empilhadeiras

Ele conta que nunca pensou em ser Papai Noel, mas foi escolhido no ano passado, logo após ganhar o mister 3ª idade, em 2016.

“Nunca pensei em ser Papai Noel. Nem de passear em shopping gostava”, diz.

Ele sempre se deu bem com crianças. Rubens tem quatro filhos e quatro netos.

Mas começo disse negou o convite. “Disse não porque sei do preconceito.”

O shopping até ofereceu tratamento psicológico para que ele estivesse preparado para algum caso de racismo.

“Depois entendi que era um desafio e aceitei”, contou.

Foto: Divulgação

Para quem mora em São José dos Campos e quer ver o Papai Noel, os horários do Vale Sul Shopping são:
Segunda a Sábado: 14h-17h / 18h-22h
Domingo e Feriado (15/11): 12h-16h / 17h-19h30

Com informações do Extra

Espalhe notícia boa nas suas redes sociais. Siga o SNB no Facebook, TwitterInstagram e Youtube