Palavra de especialista: como fazer o batom matte durar mais e não craquelar

23/08/2017 às 13:43. Comente esta notícia!

Foto: Pinterest

 

Já faz tempo que o batom matte está entre os itens de maquiagem mais requisitados das mulheres. Mas, desde que Kylie Jenner – irmã da socialiate Kim Kardashian e uma das cinco pessoas que mais faturam com o Instagram – adotou o efeito fosco para os lábios e criou uma linha de batons matte para sua marca de cosméticos, o produto se tornou um must have nas nécessaires femininas ao redor do mundo.  A única preocupação de quem costuma trocar o batom cremoso pelo matte, porém, é em relação ao efeito craquelado que o produto cria após algumas horas. Como evitar o problema?

Viver Bem conversou com o maquiador Jonathan Ribas Bos, o Jojo, para responder a essa e a outras dúvidas em relação aos batons de efeito matte. Com experiência em preparação de noivas, o profissional conta com o título de vencedor da categoria “Maquiagem Artística” do 13º Concurso Hair Brasil. Confira as dicas:

Foto: Reprodução

1. Esfolie: os lábios precisam estar lisinhos e macios para que o batom matte tenha boa aderência e, principalmente, não fique com aspecto craquelado. Na falta de um esfoliante, misture um pouco de hidratante labial (ou mel) com açúcar e pronto! Rápido, prático e barato.

 

2. Hidrate: esfoliação feita, é hora de hidratar. Passe uma boa camada de manteiga de cacau ou outro hidratante para os lábios e aguarde até que o produto seja absorvido. Depois, retire o excesso com um lenço de papel.

 

3. Não esqueça do primer labial: segundo o maquiador, o primer funciona como uma fita duplaface – ao mesmo tempo em que se fixa na boca, formando uma película protetorada hidratação, mantém o batom matte intacto por pelo menos seis horas.

 

 

Foto: Pinterest

 

Caso você não tenha um primer labial, a dica é aplicar o batom matte após o hidratante.

Não use base ou corretivo antes do batom matte

Embora seja comum ver a dica em blogs de moda e beleza, o especialista não recomenda a aplicação de base ou corretivo antes do batom matte. Como são produtos feitos para controlar a oleosidade da pele, eles contêm sílica na composição. “Ao passar nos lábios, a tendência é que eles ressequem e o batom fique craquelado”, explica Jojo.

Já no caso dos batons cremosos, a dica é justamente essa. “Como a base e o corretivo secam ao longo do tempo, a durabilidade dos batons úmidos aumenta”, afirma.

 

Foto: Pinterest

Qual é melhor: batom líquido ou tradicional?

Depende. O maquiador explica que o batom matte líquido tem a vantagem da praticidade, pois seca rapidamente e produz uma cor intensa – por outro lado, a chance de craquelar é maior. O tradicional, em bala, demora um pouco mais para secar mas garante mais durabilidade.

Como transformar um batom cremoso em matte

Não tem segredo. Basta aplicar uma camada de pó translúcido sobre o batom para, em poucos segundos, produzir um efeito seco e intenso. Outra dica é retirar o excesso do brilho com um lenço de papel. “Assim, tira-se os emolientes e fica só a pigmentação. O resultado é um batom matte mais suave”, diz o maquiador.

Fonte: Viver Bem