Ao Vivo

Pagode 90: por onde andam os principais nomes da época?

11/08/2021 às 13:00.

Quando o assunto é música dos anos 1990, o pagode é o ritmo que mais estourou nas paradas. 

Por mais que continue em alta, foi nesta época que o estilo bombou e levou sucesso a carreira de muita gente talentosa. Era impossível ligar o rádio, ler revistas e assistir TV e não dá de cara com algum pagodeiro mostrando serviço. 

E por onde andam os principais nomes do pagode 90 que embalaram multidões e que foram muito, mais muito tocados nas ondas da 98FM Curitiba? 

A gente te conta agora! 

1.Molejo 

Formado em 1988, o grupo liderado por Anderson Leonardo e Andrezinho, chegou a ser tema da escola de samba Império da Tijuca, em 1999. Dono de diversos hits do pagode como “Caçamba”, “Cilada”, “Dança da vassoura”, “Brincadeira de criança” e “Paparico”. O grupo continua na ativa até hoje. 

2. Raça Negra 

Comandado pelo vocalista Luís Carlos, dono de uma voz marcante, o grupo surgiu na década de 80.  O maior sucesso do grupo foi “É tarde demais”, que rendeu até uma citação no “Guinness Book”, o livro dos recordes, como canção mais tocada em rádio em um único dia, com 600 execuções.  

Atualmente, fazem apresentações em shows e contabilizam mais de 1,4 milhão de seguidores no Instagram.  

3. Só Pra Contrariar 

Os mineirinhos do Só para Contrariar eram liderados por Alexandre Pires, que segue na carreira solo. Mas, com tanto sucesso, ele refez o grupo recentemente para alegrar os fãs com músicas como “Depois do prazer” e “Mineirinho”.

4. Katinguelê 

Foram vários hits nos anos 90: “Inaraí” e “Recado à Minha Amada”. A banda com comandada por Salgadinho continua na estrada. 

É impossível não lembrar das apresentações dos artistas dançando as coreografias usando óculos escuro no topo da cabeças.   

5. Exaltasamba 

Quantos pagodes do Exalta embalaram os anos 90. Donos do sucesso “Me Apaixonei pela pessoa errada”, o vocalista Chrigor que se destacava ao lado de Péricles. A última formação contou com Thiaguinho no vocal.

6. Karametade 

Um dos galãs da turma do pagode, Vavá era o vocalista do Karametade. Ao lado do gêmeo, Marcio, arrancavam suspiros com “Dandá” e “Toda Mulher”. Nas redes sociais, costumam fazer lives para reunir os integrantes de diversos momentos do grupo. 

7. Os Travessos 

Rodriguinho com seu cabelo descolorido marcou os anos 90. Entre os sucessos estão “Tô te Filmando” e “Quando a Gente Ama”. O grupo ainda existe, apesar da saída de Rodriguinho que segue em carreira solo.  

8. Os Morenos 

Responsável pela inesquecível “Marrom Bombom”, o vocalista Waguinho deixou o grupo e se arriscou na carreira gospel.  A formação, no entanto, não foi completamente desfeita e os músicos que ficaram seguem se apresentando em eventos pelo Brasil. 

E aí qual seu grupo preferido?

Por Alexandra Fernandes com informações Istoé Gente