O Centro de Experimentação e Segurança Viária (Cesvi) analisou a relação entre custo e facilidade de reparo de 23 carros ao longo de 2017.
O Cesvi divulgou os campeões em cada categoria. Foram analisados hatches compactos, hatches compactos off-road, minivans compactas, picapes compactas cabine simples, picapes compactas cabine dupla, sedans compactos, sedans médios, SWs compactas, utilitários esportivos e utilitários esportivos off-road.
Carros mais fáceis e baratos para consertar permitem ao comprador economizar com o seguro, por exemplo, já que custos com reparos têm influência sobre o preço da proteção.
Para chegar ao índice de reparabilidade, o Cesvi testa como cada modelo reage a uma batida leve. Colisões deste tipo correspondem a 75% das ocorrências registradas nas grandes cidades. O indicador varia de 10 a 60. Quanto menor a nota, mais fácil e barato é o conserto do carro.
Os carros foram analisados por solicitações das próprias montadoras. O estudo contempla veículos fabricados no Brasil, Mercosul e também importados. Estão excluídos modelos fora de linha de produção, esportivos fora-de-série, picapes e utilitários com peso superior a 2,3 kg. A atualização do ranking é feita mensalmente.
Confira nas fotos a seguir os dez modelos que receberam as melhores notas em 2017, segundo o Cesvi:
Volkswagen UP!

Volkswagen UP! (Volkswagen UP!/Divulgação)
Índice: 10
Categoria: Hatch compacto
Volkswagen Cross UP!

Volkswagen Cross UP! (Volkswagen/Divulgação)
Índice: 10
Categoria: Hatch compacto off-road
Volkswagen Spacefox

Volkswagen Spacefox (Volkswagen/Divulgação)
Índice: 14
Categoria: SW Compacta
Toyota Etios Sedan

Toyota Etios Sedan (Toyota/Divulgação)
Índice: 17
Categoria: Sedan Compacto
Citroën Novo Aircross

Citroën Aircross (Citroën/Divulgação)
Índice: 29
Categoria: Minivan compacta
Volkswagen Nova Saveiro GVII

Volkswagen Nova Saveiro (Volkswagen/Divulgação)
Índice: 29
Categoria: Picape compacta cabine simples
Volkswagen Nova Saveiro CD GVII

Volkswagen Nova Saveiro (Volkswagen/Divulgação)
Índice: 29
Categoria: Picape compacta cabine dupla
Peugeot 2008

Peugeot 2008 (Peugeot/Divulgação)
Índice: 27
Categoria: Utilitário esportivo
Suzuki Jimny

Suzuki Jimny (Suzuki/Divulgação)
Índice: 35
Categoria: Utilitário esportivo off-road
Citroën C4 Lounge

Citroën C4 Lounge (Citroën/Divulgação)
Índice: 37
Categoria: Sedan médio
Metodologia
Os veículos de uma mesma categoria passam por testes de impacto em baixa velocidade (15 km/h), nos quais há colisão da dianteira esquerda e da traseira direita.
Depois da batida, o carro é levado a uma oficina, onde são analisados os danos, o tempo e o custo do reparo, além dos preços das peças que terão de ser substituídas.
O conserto do impacto dianteiro tem 60% de peso no índice, enquanto a batida traseira representa 25%. O custo de uma cesta com 15 peças que costumam ser mais danificadas e o valor da mão de obra equivalem a 15% do cálculo.
Via: Revista Exame