Os 7 segredos do pudim perfeito

08/02/2018 às 10:35. Comente esta notícia!

Prefere liso? Furadinho? Qual é o ponto certo do caramelo? Depois de ler essas dicas, seu pudim vai sair sempre ao gosto do freguês!

1 Para obter uma textura lisinha, misture os ingredientes com batedor manual, que não aera tanto a massa. Depois asse lentamente em baixa temperatura, em torno de 180ºC.

2 Faz questão dos furinhos? Então bata a massa no liquidificador e asse em forno alto.

3 Se preferir, troque a essência de baunilha por fava fresca: misture o leite pedido na receita à fava e suas sementes, leve ao fogo até ferver e desligue. Deixe a mistura descansar por meia hora, coe e use.

Quando derreter o açúcar para fazer a calda, desligue o fogo assim que começar a amarelar, porque a fôrma quente continua cozinhando e a calda pode ficar amarga.

5 Dentro do forno, jamais dispense o banho-maria: ele garante a textura cremosa. Encha a assadeira com 2/3 de água para evitar que seque. Se ainda assim acontecer, complete com água já quente, na mesma temperatura.

6 Para que não se forme uma crosta no pudim, cubra a fôrma com papel-alumínio durante o cozimento, sem encostar na massa.

Com algumas exceções, como o pudim de clara, só desenforme o pudim depois de gelado. Passe uma faca sem ponta ao redor dele, para soltar as laterais. Depois, leve a fôrma diretamente ao bico do fogão, por alguns minutos, até que a calda amoleça. Aí é só virar e servir.

Quer colocar essas dicas em prática?  Confira a receita de pudim de leite e já pra cozinha!

Rendimento 15 porções (ou 1 fôrma convencional)
Tempo de preparo 1 h

Ingredientes

Caramelo
500 g de açúcar;
suco de 1/2 limão;
325 ml de água.

Pudim
650 ml de leite condensado;
1 litro de creme de leite fresco;
250 g de gemas (12 gemas);
15 ml de essência de baunilha.

Modo de fazer

Caramelo
1 Faça uma pasta com o açúcar, o suco de limão e 100 ml de água. Leve ao fogo sem mexer até que ferva e fique com cor de caramelo. Acrescente o restante da água e deixe ferver por mais 5 minutos.

Pudim
1 Misture todos os ingredientes, peneire e monte em ramequins cobertos com caramelo no fundo ou em uma fôrma de pudim com furo nomeio. Asse a 100°C por 45 minutos, ou em banho-maria em forno de temperatura média.

 

 

 

Via: Casa e Jardim