O que acontece com alimentos tocados com as mãos sujas

27/09/2017 às 13:15.

Antes de não lavar as mãos para pegar aquele sanduíche, veja o que acontece com o alimento tocado com mãos sujas. Foto: arquivo pessoal.

Antes de não lavar as mãos para pegar aquele sanduíche, veja o que acontece com o alimento tocado com mãos sujas. Foto: arquivo pessoal.

 

Para mostrar a importância de lavar as mãos e conscientizar os alunos sobre a presença de micro-organismos nos ambientes e alimentos, a professora Marvilyn Lyons, de 48 anos, decidiu fazer uma experiência com os alunos entre 8 e 9 anos.  A professora pediu para que os estudantes manuseassem e guardassem em um saco plástico três fatias de pães manuseadas de forma diferente cada uma.

Uma fatia de pão foi manuseada com luva e serviu como controle para o experimento. O segundo foi guardado com as mãos limpas dentro do saco transparente. Já o terceiro pedaço foi tocado pelas mãos sujas das crianças e embalado posteriormente.

Os alunos observaram que o pão que teve contato com os micro-organismos presentes nas mãos sujas ficou tomado de bolor rapidamente. Já as fatias que foram manuseadas com luvas e com as mãos limpas permaneceram intactas por mais tempo.

A professora, que dá aulas há 17 anos, realizou o experimento na escola Colson Elementary, na cidade de Seffner, na Florida e as fotos viralizaram.

Ela conta que sua colega Jessica Walrath compartilhou a ideia e as duas resolveram aplicar em suas turmas. “Nós precisávamos de um experimento científico a longo prazo e esse foi perfeito. Reforçou a importância de lavar as mãos”, contou em entrevista ao Viver Bem. Ela explica que nessa idade os alunos ainda não estão preocupados com esse assunto, mas que eles adoraram observar e documentar o experimento.

 

A professora,

A professora  Marvilyn Lyons e a amiga  Jessica Walrathaka, amiga que decidiu divulgar o experimento. Foto: arquivo pessoal.

 

Os resultados positivos já conquistaram a professora. “Fiz o experimento na segunda série e agora que dou aula para terceira, estou fazendo também. Comecei em 2014 e pretendo fazer todo ano!”, disse, em entrevista pelo Facebook.

Fonte: Viver Bem