O outono chegou e Curitiba já está no ritmo dessa estação

20/03/2017 às 08:17.

Foto: Franklin de Freitas

O outono, apesar de ter dado ares neste fim de semana, oficialmente chega nesta segunda-feira (20), precisamente às 7h29.

O tradicional frio de Curitiba está de volta. E neste ano veio à Capital mais cedo do que no ano passado. Logo no primeiro dia de março, os termômetros da cidade marcaram 13ºC, marca que em 2015 só foi vista na segunda metade do mês. Além disso, a previsão do tempo aponta mínima de 12ºC para hoje (20), o que seria a menor temperatura do ano. “Neste ano o frio chegou mais cedo a princípio. Tivemos 13ºC em março do ano passado, mas agora pegou já no primeiro dia. Muita coisa ainda pode acontecer até o final do mês, mas isso já é um sinal”, aponta Fernando Mendes, meteorologista do Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar). Segundo Mendes, os recentes dias de frio são reflexo da entrada de uma massa polar, que deve manter a temperatura na Capital bem típica para a transição entre o verão e o outono, entre 12 e 26ºC até sábado, pelo menos.

O outono deste ano dever ter realmente “cara de outono”.  “O El Niño ainda não saiu, mas está enfraquecendo e a tendência é que continue regredindo até chegarmos numa situação de normalidade. Com isso, vamos entrando numa rotina de clima mais normal. Muito provavelmente teremos um outono com característica de normalidade dentro da climatologia. Pelo menos o que se desenha caso tudo continue como está”, finaliza o meteorologista.

Via: Aeroporto Curitiba