O homem, homem | Doutor 98

17/03/2017 às 10:17.

Você sabia que todos os dias uma média de 35 homens morrem em decorrência do câncer de próstata? A história de hoje é exatamente sobre isso.

Ele acordou num desespero só, jogando para longe os cobertores. Era madrugada e havia algo de muito estranho em suas partes baixas. Logo a casinha ganhou vida em suas luzes. Agora no banheiro, seu Francisco chegava à dolorosa conclusão que sua bexiga estava explodindo mas, mesmo assim, sua urina simplesmente não saía.

Trazido às pressas ao pronto-socorro, ele foi diagnosticado com uma retenção urinária brutal, causada por um tumor de próstata do tamanho de uma laranja baiana.

Começava ali o início do seu fim. Pois é, bem aventurados os homens que não têm medo do médico.
Verdadeiro campo minado para muitos, um consultório parece ser lembrado apenas quando a coisa está realmente feia. Ou claro, quando somos arrastados pela mãe, esposa ou filha.

Hoje preciso falar para os marrentos de plantão o quanto essa distância do médico pode custar caro. A falta de prevenção e de acompanhamento médico pode levar doenças simples a complicações estrambólicas, que exigem internações longas e tratamentos caros, que poderão fazer parte da vida do paciente para sempre. Outra coisa que não faz sentido é essa mania de tantos homens de se exporem a riscos e vícios. De longe, o sexo masculino é campeão em acidentes e doenças crônicas provocadas por hábitos nocivos como o uso de tabaco, álcool e outras drogas.

Alguém poderia me dizer por que precisa ser assim?

Como diriam os sábios, a falta de amor próprio costuma ser o caminho mais desastroso e curto para a sabotagem da própria vida. Então, se você se identificou de alguma forma com seu Francisco, talvez seja a hora de deixar o orgulho de lado e dar a devida importância à pessoa mais importante de sua história. Você mesmo, poxa.

Ouça:

Dr Carlos Valério Andrade| CRM-PR 35.499

Doutor 98 – De Seg a Sex ás 10hrs em 98,9fm ou ouça online