Novo recurso do Facebook permite “estreias” em vídeos ao vivo

04/10/2018 às 16:25.

Criadores de conteúdo agora podem aumentar a interatividade dos vídeos, incluir enquetes e se aproximar de fãs engajados

Como baixar vídeos do Facebook

. (Pixabay/Reprodução)

São Paulo – O Facebook anunciou nesta quarta-feira (3) o recurso “estreias” (Premieres), um novo formato de vídeo interativo que permite aos criadores de conteúdo a publicação de vídeos gravados como se fossem transmissões ao vivo. A rede social também acrescentou enquetes interativas aos vídeos e disponibilizou o produto chamado “Top Fãs” para todas as páginas na plataforma que tenham mais de 10 mil seguidores.

“À medida que nos concentramos no desenvolvimento de experiências de vídeo que colocam as pessoas no centro, estamos criando maneiras para publishers e criadores aumentarem suas audiências e criarem conexões mais profundas com suas comunidades por meio de vídeos”, afirma, em nota, Matt Labunka, gerente de produto do Facebook.

Além de aparecer nas páginas e no Feed de Notícias, as estreias também são qualificadas para distribuição no Facebook Watch, área do aplicativo da rede social que se assemelha ao YouTube.

Estreias-Facebook

 (Facebook/Divulgação)

Uma estreia pode ser agendada com uma semana de antecedência, criando um post sobre um futuro vídeo e um local para o qual os usuários podem ser direcionados. Eles podem expressar interesse, interagir uns com os outros, solicitar um lembrete e compartilhar com outras pessoas, como acontecem nos eventos de Facebook. Tudo isso antes da estreia do vídeo. O post do anúncio se transforma depois na Estreia no momento em que ele é lançado, e então em um vídeo sob demanda, logo após o seu término.

A maioria dos recursos disponíveis para vídeos gravados também está disponível para Estreias, incluindo ferramentas de monetização, como intervalos comerciais (Ad Breaks) e conteúdo de marca (branded content), formatos também usados em outros tipos de publicação, como os vídeos simples. Entre alguns dos próximos destaques em Estreias está o trailer estendido do filme “Aquaman” da Warner Bros, que será lançado exclusivamente no Facebook nesta semana.

Este vídeo de divulgação mostra como as estreias funcionarão na rede social.

  • “Top Fãs” aproxima criadores de vídeos de seu seguidores

O novo recurso destaca os fãs mais leais do criador de conteúdo na rede social, ao exibir um selo ao lado do nome dele. Para se tornar um Top Fã, é preciso interagir constantemente com publicações de uma determinada página, como ver vídeos, curtir (ou usar reações), comentar ou compartilhar um conteúdo. O novo recurso pode ser ativado pelos criadores de conteúdo nas configurações da página.