Novo golpe no WhatsApp envolve Spotify e já tentou prejudicar mais de 800 mil usuários

25/01/2018 às 08:07.

Trata-se de um link malicioso recebido pelo usuário e, ao ser acessado, promete um ano de assinatura totalmente grátis no app de música

Spotify
(Shutterstock)

Para ganhar o suposto benefício, a página fraudulenta pede que a vítima responda às perguntas “Você escuta música por algum aplicativo?” e “Com que frequência você escuta músicas em seu celular?”.

Independentemente das respostas, o usuário é encaminhado para uma página que solicita o compartilhamento da falsa promoção com 30 amigos ou grupos. A URL está disponível em inglês e português e abre, em cada uma das versões, de acordo com a língua padrão usada no smartphone.

Para Emílio Simoni,  diretor da divisão de cibercrimes da empresa, é de grande importância ter um aplicativo com a função antiphishing instalado para evitar abrir URLs como a do golpe em questão.

Em nota, o WhatsApp afirma que não usa “aplicativo para enviar mensagens para seus usuários e trabalha cuidadosamente para reduzir as mensagens indesejadas que chegam por meio de seu sistema”. Mas recomendou bloquear o remetente, desconsiderar a mensagem e apagá-la. E para evitar mais danos, nunca compartilhe esse tipo de mensagem suspeita oferecendo serviços inéditos.

Já o Spotify informou que está analisando o caso com a equipe responsável e pede que os usuários do aplicativo não acessem o link enviado por mensagem. “O Spotify esclarece que não está fazendo nenhuma promoção do pacote Premium via WhatsApp”, disse a empresa em nota.

Via: InfoMoney