Ao Vivo

Nova Guia de Recolhimento de impostos no Paraná permite pagamento via Pix

09/09/2021 às 06:34.

A Secretaria Estadual da Fazenda (Sefa) liberou uma nova Guia de Recolhimento de taxas e impostos estaduais. No novo modelo, será possível fazer pagamento dos débitos via Pix no Paraná.

As guias de recolhimento estaduais são usadas para pagar impostos como IPVA, ICMS, ITCMD e taxas ambientais, de concursos públicos, do Corpo de Bombeiros e de emissão de RG, por exemplo.

Com a mudança, foi inserido um QR Code no novo modelo da Guia de Recolhimento de impostos que permite o pagamento pelo Pix.

Para pagar a guia desta forma, o contribuinte deve abrir o aplicativo do banco no celular, escolher a opção “pagar um débito com Pix” e apontar a câmera do celular para o QR Code no canto superior direito da guia.

O pagamento pode ser feito com o aplicativo de qualquer banco. Antes da mudança, os impostos e taxas estaduais só podiam ser pagas nos bancos credenciados pela Sefa.

Segundo a Sefa, em cerca 15 minutos o sistema vai reconhecer a quitação para o IPVA, por exemplo. No caso de outros débitos, a informação sobre a quitação definitiva ocorrerá no dia seguinte, após a consolidação das informações de pagamento.

Via: G1 Paraná