Nós amamos chocolate provavelmente porque nos lembra o sabor do leite materno

17/03/2017 às 17:18.

A ciência já indicou uma série de razões pelas quais o chocolate muito raramente é rejeitado, tanto por crianças, como por adultos. Toda a composição do doce parece formar uma “bomba de felicidade” com ingredientes que estimulam neurotransmissores responsáveis pela sensação de felicidade.

Mas uma interessante análise realizada pela reportagem da rede BBC mostra que um motivo ainda mais instintivo e irracional pode nos fazer recorrer sempre a um chocolate: o doce nos lembra o sabor do leite materno.

Por que gostamos tanto de chocolate?

O prazer obtido no consumo do chocolate está relacionado em grande parte a uma combinação entre alta concentração de gorduras e alta concentração de carboidratos. Essa mistura é encontrada em pouquíssimos tipos de comidas, e o leite de nossas mães é um deles.

O leite materno é rico em açúcares naturais, principalmente lactose, além de ser composto por aproximadamente 4% de gorduras e 8% de açúcares. A proporção é idêntica à encontrada no chocolate ao leite, normalmente o preferido dos amantes do doce.

Então não chega parecer estranho mesmo afirmar que amamos chocolate porque, inconscientemente, estaríamos tentando resgatar não somente o sabor, mas também a sensação que experimentamos logo quando nascemos: a de proximidade, conforto, afeto e bem-estar de estar no colo materno.

Via:Vix