No Dia Nacional da Saúde, conheça cinco dicas para levar uma vida mais saudável

03/08/2018 às 15:42. Comente esta notícia!

No Brasil, o Dia Nacional da Saúde é comemorado em 5 de agosto e tem como objetivo promover a conscientização da população sobre a importância do cuidado com a saúde e, principalmente, a adoção de hábitos mais saudáveis. Ou seja, despertar a atenção à saúde, que vai muito além da ausência de doenças, mas sim prevenção e à qualidade de vida no dia a dia.

Foto: Pixabay

Muitas vezes, não é fácil levar uma vida saudável, seja pela praticidade ou pela correria do cotidiano. Pensando nisso, a médica geriatra Taisa Gonçalves de Resende, cooperada da Unimed Curitiba, preparou cinco dicas para que seu corpo fique cada vez mais saudável. São simples, mas que ao longo do tempo podem fazer toda a diferença.

1)        Alimente-se bem

Evite alimentos gordurosos, processados e com excesso de sódio – o sódio é um grande vilão da pressão arterial e os alimentos gordurosos podem provocar, a longo prazo, o entupimento de artérias importantes. Equilibre as refeições com alimentos mais saudáveis, ricos em fibras e vitaminas.  Introduzir frutas e hortaliças às suas refeições, pode ser um bom começo.

2)        Faça atividade física

Faça atividade física, inicie com pequenos percursos a pé, caminhe sempre quando tiver oportunidade – este hábito pode se tornar uma constante e você estará preparado para outras etapas como corridas ou outros esportes. Convide os amigos e movimente-se, organize caminhadas ou pequenas  corridas, sempre respeitando suas condições físicas.

3)        Cuide do sono

A dose diária recomendada de descanso pleno é muito individual, mas segundo o Instituto do Sono, em média, varia de 6 a 8 horas por noite. Evite uso de celulares e atividades estimulantes antes da hora de dormir. O uso de técnicas de relaxamento e um bom ambiente melhoram a qualidade do sono e previnem alguns distúrbios do sono também. Dormir mal pode estar relacionado a mal hábitos de sono, como estresse ou ansiedade, outros dois fatores que prejudicam a qualidade de vida.

 4)        Esqueça o álcool e o cigarro

O alcoolismo é um dos problemas sociais mais graves do mundo. Beber com moderação não faz mal à saúde, mas o consumo excessivo e constante pode prejudicar gravemente o organismo, além de promover a dependência. O  cigarro é o causador de diversas doenças como câncer de pulmão e enfisema pulmonar. Deixar de beber ou de fumar não é uma tarefa tão simples e é preciso muita força de vontade, apoio de pessoas próximas e seu médico também pode ajuda lo. Você pode tornar sua vida mais saudável com boas escolhas.

5)        Visite o seu médico

Monitore sintomas. Doenças como hipertensão e diabetes podem ser controladas se descobertas antecipadamente. Por isso, realize seus exames de rotina e procure seu médico sempre que observar algum novo sintoma.