Ao Vivo

NASA cria pneus de bike que não precisam ser enchidos e não furam

29/03/2021 às 08:31.

Foto: SMART Tire Company

Os pneus de bicicleta, que não precisam ser enchidos e que não furam, foram desenvolvidos originalmente pela NASA, para uso em missões lunares, em especial pelos robôs ‘rover’, de Marte. Ideia de 2017, que agora vira realidade.

O pneu dos sonhos é flexível como borracha e, ao mesmo tempo, forte como titânio. Os pneus METL são feitos de materiais avançados e leves, conhecidos como NiTinol +, e fabricados nas versões ouro, prata e azul metálico.

Eles são usados para missões no espaço, em planetas com terrenos acidentados, estão sendo desenvolvidos numa parceria entre a NASA e a startup SMART Tire Company.

“Os ciclistas vão ficar ansiosos para ter acesso a esses pneus de aparência bacana da era espacial e que não furam”, disse Earl Cole, ex – campeão Survivor: Fiji e CEO da SMART, em um comunicado .

“A combinação única desses materiais avançados, juntamente com um design ecológico de última geração, tornam o produto revolucionário”, explica.

Startup

A SMART foi fundada em 2020 por Cole e o engenheiro Brian Yennie.

Junto com o ex-estagiário de engenharia da NASA Calvin Young, a equipe SMART consultou inventores no Centro de Pesquisa Glenn, da NASA, para desenvolver o pneu.

Essas ligas são diferentes de qualquer outros material.

Em outras palavras, de acordo com Darrell Etherington, do TechCrunch , o desenvolvimento chave da NASA tem sido “criar uma liga que pode retornar à sua forma no nível molecular, o que significa que pode se deformar para se adaptar a terrenos irregulares, incluindo obstáculos como cascalho e buracos, e retornam à sua forma sem perder a integridade estrutural com o tempo. ”

Ecológico

Além do mais, os pneus METL da SMART são bons para o planeta, utilizando materiais de longa duração que reduzem o desperdício de borracha.

O plano final? Para que esses pneus se tornem o principal componente de alta tecnologia para o ciclista moderno em aplicações de estrada, cascalho, montanha e e-bike.

“Pode revolucionar toda a indústria de pneus terrestres”, diz Santo Padula, Engenheiro de Ciência de Materiais da NASA, “e isso é apenas a ponta do iceberg”.

No mercado em 2022

Os pneus METL estarão disponíveis para a comunidade do ciclismo no início de 2022, antes de chegar à indústria automobilística.

E a SMART também fez parceria com o fornecedor líder de micromobilidade, Spin, para desenvolver pneus SMA para os usuários de ‘scooters’.

Pneus de bicicleta imunes a furos, mesmo nas estradas mais esburacadas? Levante a mão se você não puder esperar para dar uma volta com esta nova tecnologia.

Por Andréa Fassina, da redação do Só Notícia Boa – Com informações do GNN

Via: Só Notícia Boa