“Minhas unhas podem cegar todos vocês”, alerta a nova diva do hip-hop, Cardi B, mostrando suas garras cintilantes e cravejadas de cristais em um vídeo no Instagram, visto por quase dois milhões de pessoas. A ex-stripper, nascida e criada no Bronx, em Nova York, e dona do premiado álbum Invasion of Privacy, não apenas sinaliza quem é a rainha atual do rap, mas com suas unhas gigantescas e decoradas faz também umstatement de beleza: as manicures over, no estilo 90’s, são quentes mais uma vez.
Há duas décadas, quando a nail artist de Lil’ Kim, Bernadette Thompson, cobriu as unhas da rapper com notas de dólares cortadas – inspirada na participação da cantora no hino do hip-hop americano, o hit de 1995 “Get Money”, do grupoJunior M.A.F.I.A. –, ela criou um ícone pop. Tanto que, em novembro passado, o Museu de Arte Moderna em Nova York, exibiu as tais “unhas de dinheiro” na exposição Items: is fashion modern?.
“Se você é uma garota estilosa, faça as unhas”, já dizia outra fera do rap, Missy Elliott, em 2002, na música “Work It”. Ela obviamente faz o que fala e é frequentadora assídua do salão Junie Bee Nails, no Harlem, um dos berços do hip-hop em NY, comandado pela cantora e queridinha de Kanye West, Teyana Taylor. O lugar é mais que só um endereço de beleza, é uma homenagem ao passado, com uniformes criados por ninguém menos que Dapper Dan, alfaiate que transformou a moda e o hip-hop nos anos 80 e 90, usando monogramas de marcas de luxo em looks extravagantes. Para fazer unhas de gel lá é preciso marcar hora e desembolsar pelo menos US$ 30.

Cardi B é a atual embaixadora das unhas exageradas. “Ela costumava pedir ilustrações como cones de sorvetes, cupcakese bolinhas cor-de-rosa em 3D – coisas bem girlie”, diz Jenny Bui, a top manicure americana, a quem Cardi visita há cinco anos.
No salão de Jenny, no Bronx – onde um lustre no formato do logo da Chanel pende do teto e um tapete impresso com uma nota de US$ 100 indicam a entrada –, um horário na agenda te garante duas horas de serviço VIP que inclui até kit com réguas para medir com precisão cada unha, escovas acrílicas, pós, esmaltes e muitas bandejas de cristais. A nail art dura até cinco semanas, mas a grande vantagem é que “quem usa minhas unhas, não precisa usar joias”, garante Jenny.

Taí uma ideia interessante: o maximalismo como caminho inesperado para a simplicidade. Unhas exuberantes com jaquetas jeans grandonas e calças de moletom compõem, sim!, produções chiques. É o que assegura a nail artist japonesa Mei Kawajiri, cujas criações com logos e declarações políticas fizeram dela figurinha fácil nos backstages de Tom Ford eBalenciaga. “Ela faz coisas realmente criativas, grandes e práticas”, diz Gigi Hadid, uma das clientes mais fiéis da manicure, sobre as unhas modulares. “Valem a pena”, defende Mei, que, uma vez, decorou unhas com escarpins da Barbie. Exagero dos mais divertidos.
Musas Maximalistas

A manicure Eliete Bastos é quem cuida das unhas da cantora

As unhas da diva levam três horas para ficarem prontas

Mais é mais: a rapper vai de bling nas unhas e anéis
Brilho próprio
Além dos clássicos adesivos, vale brincar com cristais e bijouxde diferentes formatos e cores
