Mutirão de dermatologia acontece nesta quinta-feira em Curitiba

01/03/2017 às 07:26.

As pessoas passarão por avaliação no Hospital Evangélico e também serão informadas do agendamento do atendimento no dia do mutirão.

A prefeitura de Curitiba começa a chamar na próxima quinta-feira (02/03) os pacientes que serão atendidos pelo Mutirão de Dermatologia e Pequenas Cirurgias de Pele, previsto para começar no dia 9 de março. As pessoas passarão por avaliação no Hospital Evangélico e também serão informadas do agendamento do atendimento no dia do mutirão.

A ação faz parte do programa Saúde Já, lançado pelo prefeito Rafael Greca no dia 21 de fevereiro. Além do Mutirão de Dermatologia, outros três acontecerão para atender pacientes das áreas de Cardiologia, Ortopedia e Vascular, além de um especial para exames complementares. Serão investidos R$ 12 milhões e a perspectiva é de beneficiar 150 mil pessoas diretamente, com ações para diminuir o tempo de espera nas filas por exames, consultas e cirurgias de especialidades, em Curitiba.

A primeira especialidade contemplada pelo programa será Dermatologia e Pequenas Cirurgias. Hoje, 15.810 pessoas aguardam consultas dermatológicas e 4.260 para realizar pequenas cirurgias. O tempo médio de espera é de dez meses para consulta e 19 meses para a cirurgia. Com a ação continuada do Saúde Já, a expectativa é equacionar a fila.

A proposta é que no mutirão, tanto a consulta, como o exame, sejam feitos no mesmo momento. “Queremos evitar que o usuário saia de uma fila e tenha de entrar em outra para fazer um exame. É inadmissível que o cidadão tenha que, após aguardar meses por uma consulta, esperar mais 25 meses para realizar um exame. Vamos solucionar isso”, diz o secretário municipal da Saúde, João Carlos Baracho.

Um mutirão só para Exames Complementares, como Raio-X, ultrassonografia, ressonância, está previsto para 30 de março. Com uma fila de espera média de 24 meses, são 25.418 pessoas aguardando atendimento.

Via: Tribuna do Paraná