Museu de História Natural terá aula gratuita sobre abelhas nativas

05/11/2018 às 12:48. Comente esta notícia!

A Fundação Cultural de Curitiba vai promover, nesta terça-feira (6/11), mais uma edição do programa Nós e o Meio Ambiente. O tema desta vez é Conhecer e Vivenciar os Jardins de Mel e o encontro será feito no Museu de História Natural de Curitiba, no Capão da Imbuia, a partir das 14h30. O evento é gratuito e aberto aos servidores da Prefeitura e à toda comunidade.

O objetivo da ação é conscientizar a sociedade sobre a importância e os benefícios das abelhas nativas. Também será oferecido aos participantes uma experiência prática sobre o manejo de diversas espécies de abelhas nativas sem ferrão. A proposta da iniciativa é formar guardiões e criar agentes multiplicadores do conhecimento sobre a história, biologia e curiosidades das espécies de abelhas nativas da nossa região.

Os participantes ainda terão a oportunidade de reconhecer o meliponário de pesquisa do Museu de História Natural, bem como receber orientações sobre cuidados básicos e bem-estar das espécies e como obter o primeiro ninho e modelos de caixas e degustação de mel.

Especialistas

O encontro será mediado pelos pesquisadores e docentes Solange Regina Malkowski e Felipe Thiago de Jesus. Solange é mestre em Ciências na área de Entomologia pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Também é gestora do serviço de resgates de enxames de abelhas e ninhos de vespas e coordenadora do Projeto Jardins de Mel do município de Curitiba.

Felipe Thiago de Jesus é graduado em agroecologia pela UFPR e mestre em Agroecossistemas na linha de pesquisa de manejo e conservação da Biodiversidade. Possui ampla experiência da meliponicultura em vários países como Malásia, México, Indonésia, Guatemala, Colômbia e Brasil. Idealizador e responsável pelo projeto Jardins de Mel da Secretaria Municipal do Meio Ambiente.


Serviço: Nós e o Meio Ambiente – Conhecer e Vivenciar os Jardins de Mel

Local: Museu de História Natural – Rua Prof. Nivaldo Braga, 1369 – Capão da Imbuia
Data: 6 de novembro de 2018
Horário: das 14h30 às 17h30

Inscrições:
Para participar os interessados devem realizar a inscrição, nas opções abaixo:
Acessando o link:
http://aprendere.curitiba.pr.gov.br/cursos/detalhes/12509 ou pelo e-mail: cursosfcc@fcc.curitiba.pr.gov.br

É necessário informar com os seguintes dados:
– servidores municipais: nome, matrícula e órgão
-membros da comunidade: nome, CPF, e-mail, data de nascimento e telefone.
Evento gratuito
Vagas limitadas