O caso aconteceu em Recife, na manhã da última terça-feira (23). O motorista do ônibus fez críticas duras aos passageiros do coletivo quando um passageiro cego teve que ficar de pé porque ninguém ofereceu lugar para ele se sentar.
Quem relatou o episódio foi o professor universitário Bruno Nogueira no Facebook. “Se ninguém der o lugar, ele vai sentar aqui e dirigir o ônibus”, disse o motorista.
“Foi tudo muito rápido. Assim que ele (o motorista) terminou de falar, o senhor cego já havia sentado”, disse Bruno. A “bronca” do motorista constrangeu os passageiros, mas foi levada com bom humor, inclusive pelo próprio passageiro cego.
“O ônibus estava muito lotado e foi tudo naquela parte da frente. Eu só vi porque ainda estava esperando meu troco para passar na catraca. Mas todo mundo riu bastante na hora. O motorista ainda perguntou: o senhor sabe dirigir? O passageiro cego riu e disse que sabia. E o motorista disse: então pronto! Já vai sentar aqui.”
A situação foi resolvida, o passageiro cego conseguiu um assento e desceu quatro paradas depois.
Vale lembrar que pessoas com deficiência física, idosos e gestantes têm direito a assentos preferenciais em cada veículo, mas caso eles estejam ocupados, os demais passageiros devem oferecer seu lugar não-preferencial, por educação e por que isso é Lei.
via [msn]