Moradores flagram lobo-marinho descansando em praia de Matinhos

18/10/2018 às 10:36. Comente esta notícia!

Moradores de Matinhos, no litoral do Paraná, encontraram um lobo-marinho descansando em uma praia da cidade, no Balneário Riviera. Ele foi encontrado na noite de terça-feira (16).

Segundo pesquisadores do Centro de Estudos do Mar (CEM) da Universidade Federal do Paraná (UFPR), o animal é um lobo-marinho-subantartico (Arctocephalus tropicalis), macho, adulto, e que está saudável. A área foi isolada.

Os biólogos do CEM afirmaram que é comum, nesta época, que os lobos-marinhos procurem a costa paranaense para descansar.

 A equipe de especialistas foi ao local nesta quarta-feira (17) e informou que o lobo-marinho encontrado tem aproximadamente 1,8 metro e pesa entre 70 a 90 quilos. Os pesquisadores vão observar o animal enquanto ele permanecer na região.

Foca

Segundo o CEM, os moradores acionaram a equipe do Laboratório de Ecologia e Conservação informando que havia uma foca na praia. Ao visualizar fotos e vídeos, os pesquisadores identificaram que se tratava de um lobo-marinho.

Lobo-marinho encontrado em praia de Matinhos, no Paraná — Foto: Almir Alves

Lobo-marinho encontrado em praia de Matinhos, no Paraná — Foto: Almir Alves

A orientação do CEM aos moradores é para que não invadam o espaço ou incomodem o animal. Ainda conforme os biólogos, ao encontrar um animal como o lobo-marinho na praia, a indicação é entrar em contato com a equipe de especialistas pelos telefones 41 3511-8671 e 0800-642-334.