Milho é saudável: controla açúcar do sangue, melhora intestino e até protege visão

01/10/2019 às 09:09.

Alimento tradicional na mesa do brasileiro, o milho é bastante versátil, pode aparecem em variadas receitas doces e salgadas, além de ser um dos poucos vegetais que não sofre alterações em suas propriedades quando enlatado, congelado ou em conservas. E o melhor: pode fazer milagres para a sua saúde.

Benefícios do milho para a saúde

milho espiga alimentacao 0618 1400x800
Africa Studio/Shutterstock

Intestino, colesterol e coração

Cereal rico em fibras, o milho favorece o bom funcionamento do intestino, fator que repercute na proteção da saúde como um todo. Ao melhorar a função digestiva, o alimento promove saciedade e diminui o colesterol ruim, o que ajudaria até a evitar doenças no coração.

milho cozido manteiga 0917 1400x800
FotografiaBasica/iStock

Diabetes e controle do peso

Além das fibras, o milho possui vitaminas do complexo B e fitoquímicos que ajudam a controlar o açúcar no sangue ao regular a absorção e a liberação de insulina no corpo. O processo reduz os riscos de picos de açúcar no sangue, sendo então indicado para quem quer controlar o diabetes, além de controlar o nível de armazenamento de gordura.

milho na espiga 1216 1400x800
fotoknips/Shutterstock

Olhos e envelhecimento precoce

O milho também é rico em minerais, vitaminas e antioxidantes que blindam a saúde dos olhos. A presença de luteína e zeaxantina, especialmente, protege a mácula ocular contra danos provocados pela luz. Os antioxidantes contidos no alimento ainda combatem o envelhecimento precoce e doenças relacionadas ao avanço da idade.

espigas de milho 0617 1400x800
Amazing snapshot/shutterstock

Emagrecimento

Por fim, o milho é considerado aliado da dieta, já que 70% do alimento é constituído de água, propriedade que garante saciedade sem grandes acréscimos na quantidade de calorias, além de melhora na eliminação de toxinas pelo organismo. Os carboidratos e as fibras do vegetal também são essenciais para o melhor funcionamento do intestino.

Via: Vix