Michelle Obama é a mulher mais admirada do mundo, diz pesquisa

28/12/2018 às 08:25.

Michelle Obama é a mulher mais admirada do mundo pelos americanos, segundo uma tradicional pesquisa anual do Instituto Gallup. Nos últimos 17 anos o título tinha sido conquistado pela também ex-primeira-dama, ex-secretária de Estado e ex-candidata à presidência Hillary Clinton.

Entre os homens, o marido de Michelle, o ex-presidente Barack Obama, conseguiu sua 11ª vitória consecutiva, e se aproximou do recordista da pesquisa, o também ex-presidente Dwight Einsehower, que ganhou 12 vezes e foi o homem mais vezes apontado como o mais admirado pelos americanos.

No geral, a pessoa que mais vezes foi apontada como a mais admirada do país – entre homens e mulheres – é Hillary Clinton, que ganhou 22 vezes o título.

Votos

A vitória de Michelle Obama em 2018b é atribuída em parte pelo instituto ao lançamento de sua autobiografia, “Becoming”, que a levou a uma turnê por todo o país. Ela teve 15% dos votos, três vezes mais do que os 5% da segunda colocada, a apresentadora Oprah Winfrey. Hillary Clinton e Melania Trump ficaram empatadas em terceiro lugar, com 4% cada.

Entre os homens, Barack Obama teve 19% e ficou à frente do presidente Donald Trump, segundo colocado, que conseguiu 13%. O terceiro posto ficou com outro ex-presidente, George W. Bush, e com o Papa Francisco, empatados com 2%.

De acordo com o Gallup, este é o quarto ano seguido em que Trump fica na segunda colocação. Ele nunca ganhou o título e, caso isso se repita nos próximos dois anos, será apenas o segundo presidente – ao lado de Gerald Ford – a concluir um mandato sem vencer desde o início da pesquisa, em 1946.

A votação foi realizada entre os dias 3 e 12 de dezembro e as pessoas abordadas pelo instituto podiam apontar qualquer pessoa que viva em qualquer lugar do mundo como a que mais admiram.

Veja abaixo os mais votados entre mulheres e homens:

Mulher mais admirada de 2018

Michelle Obama 15%
Oprah Winfrey 5%
Hillary Clinton 4%
Melania Trump 4%
Rainha Elizabeth 2%
Angela Merkel 2%
Ruth Bader Ginsburg 2%
Ellen DeGeneres 2%
Nikki Haley 1%
Malala Yousafzai 1%
Nancy Pelosi 1%

Homem mais admirado de 2018

Barack Obama 19%
Donald Trump 13%
George W. Bush 2%
Papa Francisco 2%
Bill Gates 1%
Bernie Sanders 1%
Bill Clinton 1%
Dalai Lama 1%
Joe Biden 1%
Elon Musk 1%
Mike Pence 1%