Menos de cem dias para a Copa: Resort da seleção brasileira esbanja luxo

07/03/2018 às 10:05.
O Swissotel Resort receberá os brasileiros em SochiO Swissotel Resort receberá os brasileiros em Sochi Foto: VITALY TIMKIV / AFP

O Swissôtel Sochi Kamelia, resort cinco estrelas que fica exatamente ao lado do estádio municipal, hospedará atletas e comissão técnica. Os jogadores ficarão na ala mais próxima ao campo, com direito a academia, sala de fisioterapia, restaurante e escritório para reuniões. A distância entre o prédio dos atletas e o estádio municipal não chega a 300 metros. Parentes dos atletas ficarão em outro endereço, a 15 minutos de distância.

O hotel da seleção é, de certa forma, um legado da Olimpíada de Inverno de 2014. Fechado na década de 1990, o prédio foi adquirido pela rede internacional Swissôtel, que iniciou reconstrução em 2010 para abrir em janeiro de 2013, a tempo de surfar a onda olímpica. Nos tempos soviéticos, o local funcionava como casa de repouso e atraía todo ano centenas de russos atrás de técnicas de relaxamento medicinais. Não só os cidadãos comuns viajavam a Sochi em busca de paz. Josef Stalin, líder da União Soviética até a década de 50, tinha uma casa de veraneio no pé das montanhas.

— Sochi é a cidade ideal para aqueles torcedores que desejarem passar mais do que alguns dias na Rússia durante a Copa — vende Georgy Georgiev, gerente-geral do hotel da seleção: — Temos um clima ótimo, o mar e pouco trânsito. Além disso, temos pessoas tranquilas. Acredito que o sol dá tranquilidade às pessoas.

 O resort que receberá a seleção esbanja luxoO resort que receberá a seleção esbanja luxo Foto: VITALY TIMKIV / STR

O turismo, mais do que vocação, é uma necessidade para Sochi. E garantir o aproveitamento da superestrutura montada para os Jogos é um tema que concentra atenções do governo no Mundial. Após a Olimpíada, a rede de hotéis da cidade passou a ter capacidade para receber até 200 mil pessoas ao mesmo tempo, metade da população da cidade.

Resort da seleção esbanja luxo em SochiResort da seleção esbanja luxo em Sochi Foto: VITALY TIMKIV / STRVia: Jornal Extra