Meninos resgatados da caverna tailandesa jogam em estádio da Copa do Mundo

10/10/2018 às 10:38.

Os 12 garotos tailandeses do time de futebol Wild Boars (Javalis Selvagens), que foram resgatados depois de ficarem presos em uma caverna inundada no norte da Tailândia, disputaram um amistoso neste domingo (7/10) no Estádio Monumental da Argentina, que sediou a final da Copa do Mundo de 1978.

Os rapazes, com idades entre 11 e 16 anos, chegaram a Buenos Aires na sexta-feira após serem convidados pelo Comitê Olímpico Internacional (COI) para participar dos Jogos Olímpicos da Juventude de 2018, que acontecem de 6 a 18 de outubro.

A equipe foi acompanhada pelo técnico, que também ficou preso na caverna por mais de duas semanas, de Tham Luang por mais de duas semanas em junho deste ano. Com uniforme roxo, os Javalis Selvagens jogaram com o melhor time argentino do River Plate Sub-13, em um jogo que terminou 3 X 3.

Quando a equipe entrou no campo, eles foram aplaudidos. “Os meninos estão muito contentes de estar aqui e muito animados”, disse o chefe da Delegação Olímpica da Tailândia, Werachon Sukondhapatipak, em um comunicado.

Meninos dos Javalis Selvagens em partida com o River Plate, sub 13 (Foto: Reprodução Instagram)

Os garotos fizeram uma visita VIP ao museu do estádio e vestiários antes do jogo. O Estádio Monumental foi palco da final da Copa do Mundo de 1978, onde a Argentina se tornou campeã pela primeira vez depois de derrotar a Holanda por 3 a 1.

O presidente do River Plate, Rodolfo D’Onofrio, disse que era “maravilhoso” ver os dois times jogando um contra o outro. “É emocionante porque o mundo inteiro estava se sentindo com eles na época”, disse o presidente do Comitê Olímpico Internacional, Thomas Bach.

Os garotos e seu treinador foram resgatados com sucesso entre os dias 8 e 10 de julho, após especialistas internacionais em mergulho em cavernas terem retirado um por um.