Ao Vivo

Menino de 12 anos cria sua própria escola 100% gratuita para crianças carentes

12/12/2019 às 15:22.
Menino de 12 anos cria sua própria escola 100% gratuita para crianças carentes 1

Leonardo Nicanor, o Nico, tem apenas 12 anos de idade, ainda está no ensino fundamental, mas já administra sua própria escola particular e completamente gratuita para crianças e adultos carentes.

Nico afirma que adora estudar, e de alguma forma, queria compartilhar sua paixão pela educação com seus amigos, colegas e vizinhos.

Após tomar ciência de diversos colegas com dificuldades para acompanhar as aulas na escola e outras crianças que abandonaram os estudos e viviam perambulando nas ruas, ele decidiu fazer algo a respeito.

No ano passado, Leonardo disse à avó, Ramona, que queria abrir sua própria escola e pediu que ela o ajudasse a construí-la ao lado de sua casa, na cidade argentina de Las Piedritas.

Ela consentiu e, juntos, eles abriram a Escola Particular Gratuita de Nico, que hoje atende a quase 40  estudantes. O garoto atua como professor e diretor, e se orgulha de que sua iniciativa já tenha feito uma grande diferença para muitas das crianças que frequentam o local.

Menino funda sua própria escola crianças carentes
Foto: Reprodução/YouTube Argentear Lo mejor de Argentina

Crianças recebem reforço escolar

A escola de Nico não é lembrada pela sua infraestrutura, bastante improvisada, por sinal, mas pelos trabalhos e atividades feitas em grupo, bancados muitas vezes com doações de vizinhos e pais dos alunos.

Aos poucos, o professor mirim compra ou ganha banquinhos, armários e quadros negros para estruturar a escola. Além disso, tem recebido doações de livros para montar uma biblioteca.

Recentemente, a escola ganhou uma sirene para tocar na hora do recreio e uma caixa de som para tocar o hino nacional da Argentina no início das aulas, assim como nas escolas regulares.

O que mais chama atenção na escola de Nico é a qualidade das aulas e atividades ministradas, além da dedicação dos alunos.

Faça chuva ou faça sol, os alunos estão lá, todos os dias, para participarem das aulas. “Ele é um menino incrível. Não acredito no que ele faz”, disse a avó de Nico, Ramona.

Embora a maioria dos 36 alunos de Nico sejam mais jovens que ele, alguns estão até no jardim de infância, há adultos que também frequentam as aulas da escola particular gratuita.

O professor/diretor de 12 anos faz o seu melhor para ajudá-los a melhorar nas matérias com as quais eles têm dificuldades, e muitos admitem que frequentar a escola tem melhorado seu desempenho.

“Isso me ajudou a passar de ano, agora estou na terceira série”, disse um dos alunos de Nico ao jornal Clarin.

A história de Leonardo Nicanor tem cativado toda a Argentina e seu altruísmo já inspirou milhares de pessoas!

Via: Razões Para Acreditar