Ao Vivo

Menina do Entorno faz rifa para ajudar Museu Nacional no Rio

06/09/2018 às 08:46.

Com apenas 11 anos, Luísa reuniu os colegas de escola e conseguiu dar sua contribuição para a reinauguração de sala dos Dinopratas

As férias de julho deste ano da família Silva Cruz ganharam um novo significado após o incêndio no Museu Nacional do Rio de Janeiro, nesse domingo (2/9). No dia 27 daquele mês, a estudante Luísa Silva Cruz, 11 anos, foi acompanhada da mãe fazer uma doação para ajudar na reinauguração de sala dos Dinopratas, que ficava no espaço cultural.

Segundo contou a servidora pública aposentada Gisele Silva Cruz, 49, na ocasião, Luísa teve a ideia de rifar um dinossauro artesanal, após saber que a sala do acervo do museu carioca estava infestada por cupins.

“Ela sozinha arrecadou R$ 150, vendendo a rifa na sala de aula para coleguinhas e amigos da escola. Eu ainda ajudei com mais R$ 200. A entrega foi emocionante, porque ela gosta mesmo de arte”, conta Gisela, que é carioca.

A mãe da menina mora em Valparaíso de Goiás (GO), a cerca de 40km do centro de Brasília (DF), com suas filhas, Luísa e Laura. Ela contou ao Metrópoles que estava na casa de uma amiga quando teve a notícia da tragédia. “Choramos juntas. É muita história, muita arte indo embora”, disse.

Gisele relata que só conseguiu parar de chorar quando Luísa teve a singela ideia de continuar ajudando o museu com as rifas. “Mesmo impressionada com o tamanho das chamas, a minha pequena não tem dimensão da perda milionária que o país está sofrendo. Mas ela tem o melhor, que é vontade de ajudar e iniciativa”, afirmou, orgulhosa.

O incêndio
O Museu Nacional do Rio de Janeiro foi destruído por um incêndio de grande proporção. Homens de 12 batalhões do Corpo de Bombeiros tiveram que atuar para conter as chamas. De acordo com dados oficiais, o local abrigava 20 milhões de peças históricas.

O prédio de três pavimentos era administrado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), já foi casa da família real e era um patrimônio histórico cultural conhecido mundialmente.