Ao Vivo

Melinda teve reação supercomum em bebês quando nasceram os dentinhos: o que fazer?

20/07/2017 às 15:44.

Curtindo cada etapa do desenvolvimento da filha, Thais Fersoza publicou um vídeo no YouTube falando sobre um assunto que deixa muitos pais com os cabelos em pé: o nascimento dos primeiros dentinhos do bebê.

A atriz, que está na reta final da segunda gravidez, contou sua experiência pessoal com o processo de dentição de Melinda. A pequena, que está prestes a completar um aninho, já tem oito dentinhos e deu um pouco de trabalho para os pais.

Primeiros dentes do bebê

dentinho melinda denticao 0717 400x800

Como os primeiros dentinhos apareceram aos quatro meses, a atriz conta que não se deu conta de que se tratavam dos dentes da filha e ficou preocupada, achando ser algum problema de saúde. A pediatra logo tranquilizou a mãe e iniciou os cuidados para evitar as dores da dentição.

De acordo com Thais, Melinda chorava muito e chegou a perder o apetite por conta do surgimento dos dentes. “Tudo ela queria morder para coçar o dentinho. Agora, então, que vieram vários dentinhos de uma vez só foi um desespero, porque ela estava babando muito e com muita coceirinha”, diz.

Para ajudar a filha, Thais afirma que recorreu aos mordedores com vibrador e também os mordedores com gel ou água que ficam geladinhos. Quanto ao apetite, a atriz diz que tentou fazer mudanças na alimentação de Melinda aos oito meses, mas não adiantou.

Como aliviar os sintomas da dentição

No vídeo de Thais Fersoza, o pediatra Daniel Becker dá algumas dicas sobre o que fazer para os pequenos não sentirem tanta dor e desconforto no processo de dentição.

“A dentição pode efetivamente causar alguns sintomas no bebê: ele fica mais irritado, zangado, triste. Antes de dar qualquer remédio, existe um arsenal de coisas que se pode fazer para aliviar. Uma delas é massagear a boca do bebê usando o dedo limpo, fazendo uma leve pressão na gengiva, perto de onde estão nascendo os dentes”, explica.

Outra saída, de acordo com o médico, é justamente o uso de mordedores gelados e comidas geladas que também ajudam a criança a se sentir melhor.

Daniel Becker afirma ainda que é normal o desconforto da dentição deixar a criança sem vontade de comer. “Isso passa, é só esperar um pouquinho. Daqui a pouco a fome vai vencer o estresse e ela vai comer. Forçar na hora em que ela está irritada não é uma boa ideia. Prefira dar alguma coisa gelada para ela comer que vai ajudar também”, diz.

Vômito e febre na dentição: é normal?

Ainda no vídeo, Thais fala de alguns casos em que os bebês têm febre e até vômito no processo de dentição. Sobre isso, o pediatra diz que os sintomas nada têm a ver com o surgimento dos dentes.

“A gente acha que é por causa dos dentes, mas é porque os dentes estão surgindo ao mesmo tempo em que a criança começa a ficar mais frágil no seu sistema imunológico. Isso porque ela passou os primeiros meses protegida pelo leite materno e, principalmente, pelos anticorpos maternos que passaram durante a gravidez”, diz.

Segundo ele, o pediatra deve ser sempre comunicado caso o bebê esteja sofrendo esses sintomas durante a dentição. O ideal é que a criança seja examinada para que qualquer problema de saúde seja descartado.

Via: Vix