Médicos fazem ‘transfusão’ de 5 litros de cerveja diretamente no estômago de paciente

17/01/2019 às 15:20. Comente esta notícia!

 

Um paciente de hospital no Vietnã recebeu transfusão de cerveja diretamente no estômago para combater uma grave intoxicação por álcool. Ao todo, Nguyen Van Nhat recebeu o conteúdo de 15 latas de cerveja até retomar a consciência. Ao todo, foram injetados 5 litros da bebida.

De acordo com Le Van Lam, chefe do CTI do hospital, o nível de metanol no sangue do paciente excedia em 1.119 vezes o limite aceitável. Ele chegou inconsciente à unidade hospitalar, de acordo com reportagem do “LAD Bible”.

O médico explicou que, quando uma pessoa consome álcool, o corpo continua a liberá-lo na corrente sanguínea mesmo bastante tempo após o fim da ingestão e até quando se está inconsciente o nível etílico continua a subir.

Lam acrescentou que o álcool tem duas variantes, o metanol e o etanol, e que o fígado humano processa primeiramente o etanol (encontrado na cerveja).

O paciente havia ficado inconsciente após o metanol no seu sistema sanguíneo se oxidar e se transformar em formaldeído, que, por sua vez, virou ácido fórmico. Para evitar que a formação deste último, as cervejas foram usadas para que houvesse tempo – com o fígado se ocupando do etanol – fosse realizada a diálise que salvaria Nguyen.

Hans-Jörg Busch, médico da emergência do Hospital Universitário de Freiburg (Alemanha), comentou o caso par a agência de notícias DPA. Ele classificou a técnica como “incomum”.

“A terapia com 15 latas de cerveja é incomum, mas é compreensível. A teoria é conhecida. Talvez os médicos vietnamitas não tivesse outro álcool à mão. O mais importante é que o tratamento seja iniciado o quanto antes”, declarou.

 

 

Fonte: Extra