Combo terá limite de 600 calorias – no Brasil, pode chegar a 667 calorias; EUA terá mudanças mais rápidas e cheeseburger deixará de fazer parte do menu infantil em junho.
O McDonald’s anunciou nesta quinta-feira que vai mudar o seu combo infantil, o McLanche Feliz. As mudanças serão implementadas gradativamente até 2022 nos principais mercados do mundo, incluindo o Brasil. O objetivo é transformar o combo infantil em uma refeição de até 600 calorias.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2017/E/j/YPacMySR2sCAioGqR43A/mcdonalds-funciona-2017-09-13-132a7106-fabio-tito-g1.jpg)
Restaurante do McDonald’s na rua Henrique Schaumann, em Pinheiros, São Paulo (Foto: Fábio Tito/G1)
O cardápio do combo infantil, conhecido como Happy Meals em países de língua inglesa, varia em diferentes mercados.
No Brasil, o McLanche Feliz pode chegar a 667 calorias, se todas as opções escolhidas forem as mais calóricas. É possível escolher um tipo de hambúrguer, um acompanhamento (como batata frita), uma bebida e um danoninho.
O lanche também tem como atrativo um brinquedo que é entregue como brinde.
O G1 questionou a Arcos Dorados, que opera os restaurntes do McDonald’s na América Latina, sobre como serão as mudanças no cardápio no Brasil. A empresa disse que “está alinhada com os objetivos recentemente anunciados pela marca internacionalmente” e que o processo de aprimoramento do cardápio, iniciado em 2011, atingirá “100% destes objetivos até 2022”.
A empresa não precisou, no entanto, quais mudanças serão feitas no Brasil nem a data exata em que elas serão implementadas.
Critérios nutricionais
A meta do McDonald’s é o que o McLanche Feliz adote os seguintes critérios nutricionais em todo o mundo:
- até 600 calorias;
- até 10% das calorias vindas de gordura saturada;
- até 650 mg de sódio;
- 10% das calorias vindas da adição de açúcar.
“Considerando nossa escala e alcance, nós esperamos que essas ações tragam maior poder de escolha ao consumidor e beneficie milhões de famílias. Elas são importante passo para construir um McDonald’s melhor”, disse o presidente da companhia, Steve Easterbrook, no comunicado.
Cronograma
As novas regras serão adotadas nos cerca de 120 mercados que a rede de fast food americana atende, de acordo com o comunicado do McDonald’s. Segundo a empresa, será divulgado um relatório a cada dois anos com detalhes sobre o progresso das mudanças nos 20 maiores mercados da companhia, que representam 85% das suas vendas globais – o Brasil está nessa lista.
A mudança do menu será mais rápida nos EUA e entrará em vigor em junho deste ano. O combo infantil deixará de ter o cheeseburger e só terá a opção de batata frita na porção infantil – hoje é possível comprar um tamanho “pequena”, a mesma do cardápio adulto. Esses itens, no entanto, ainda estarão disponíveis para os pais que quiserem pedir o lanche separadamente.
Entre as mudanças feitas no cardápio americano estão:
- a redução do tamanho da porção de batata frita, que cortará pela metade a quantidade de calorias e sódio;
- a retirada do cheeseburger do cardápio como opção de entrada – atualmente as opções são cheeseburger, hambúrguer (sem queijo) e nuggets de frango;
- mudanças na fórmula do achocolatado com leite para cortar a quantidade de açúcares;
- adição de garrafa de água como opção de bebida no combo.
Segundo a companhia, essas alterações terão reduções de 20% nas calorias, 50% na adição de açúcares, 13% na gordura saturada e 17% na quantidade de sódio.
Via: G1