Matrículas para novos alunos do pré e 1º ano começam nesta segunda

05/11/2018 às 12:18. Comente esta notícia!

A prefeitura de Curitiba divulgou nesta segunda-feira (5) o resultado do cadastramento escolar das crianças que vão ingressar na rede municipal de ensino em 2019. O resultado foi divulgado pelo portal Cidade do Conhecimento e as matrículas já podem ser feitas na unidade escolhida pelos pais. Ao todo, cerca de 5 mil crianças, nascidas entre 2013 e 2015, foram cadastradas para as vagas.

O processo será feito até o dia 14 de novembro nos endereços das escolas e dos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) estão indicados. Os documentos necessários, originais e cópias, são: certidão de nascimento da criança, carteira de vacinação e cartão do Sistema Único de Saúde da criança, além dos responsáveis apresentarem seu RG, CPF e comprovante de endereço. Crianças vindas de outros estados ainda precisam apresentar o histórico escolar.

“A matrícula é realizada mediante a apresentação da documentação pelas famílias. Por isso, é fundamental que pais e responsáveis compareçam à unidade indicada dentro do prazo para não correr o risco de perder a vaga”, explica Elizabeth Dubas Laskoski, diretora do Departamento de Planejamento de Informação da Secretaria Municipal da Educação.

Os pais que desejarem fazer a troca de unidade escolar devem realizar a matrícula na instituição indicada e, a partir dia 29 até o dia 3 de dezembro, procurar o núcleo de ensino da região para fazer a mudança. Vale ressaltar que, na hora do cadastramento, as famílias indicaram três unidades de preferência. A partir disso, foi feita a distribuição geográfica, assegurando que as crianças sejam matriculadas nas escolas mais próximas de casa.

Quem não tem cadastro
As famílias que não são cadastradas devem procurar as unidades desejadas entre os dias 6 e 21 de dezembro. Neste período, também vão acontecer as matrículas para as turmas das duas etapas do ensino fundamental — 1.º ao 5.º ano e do 6.º ao 9.º ano.

O período de rematrícula os estudantes que já são atendidos pela rede municipal já se encerrou – o processo aconteceu entre os dias 29 de setembro e 5 de outubro.