Ao Vivo

Máscaras podem impedir segunda onda de Covid-19, aponta estudo

17/06/2020 às 09:57.

Um estudo desenvolvido por cientistas das universidades britânicas de Cambridge e Greenwich descobriu que o uso de máscara facial pode reduzir as chances de uma segunda onda do coronavírus.

A pesquisa, feita através de modelos matemáticos, sugere que os bloqueios por si só não impedirão o ressurgimento do novo coronavírus SARS-CoV-2, mas que mesmo máscaras caseiras podem reduzir drasticamente as taxas de transmissão se forem usadas por 100% da população.

“Nossas análises apoiam a adoção imediata e universal de máscaras faciais pelo público”, disse Richard Stutt, que co-liderou o estudo em Cambridge, segundo a agência de notícias Reuters.

“Combinar o uso generalizado de máscaras com distanciamento social e algumas medidas de bloqueio poderia ser uma maneira aceitável de gerenciar a pandemia e reabrir a atividade econômica antes do desenvolvimento de uma vacina, diz o estudo, publicado na revista científica “Proceedings of the Royal Society A”.

As medidas, ainda de acordo com o texto, seriam capazes de achatar e “atrasar drasticamente” o pico inicial de progresso da doença, além de evitar as ondas subsequentes.

Via: Revista Crescer