Marina Ruy Barbosa: Saiba como manter os cabelos lisos lindos e saudáveis no outono

27/03/2018 às 09:42.

Expert dá dicas práticas e eficientes que vão ajudar a manter a beleza dos fios com as temperaturas mais amenas

Com as temperaturas mais baixas  do outono, é importante ter cuidados especiais com os cabelos lisos, para eles continuarem saudáveis e incríveis na estação. O hairstylist Beto Galvão, do salão C Kamura (RJ) , dá dicas super fáceis para manter a saúde dos cabelos lisos na estação ; confira!

1 – Não deixar de lavar o cabelo

Um erro que muitas pessoas cometem, especialmente em dias mais frios, é deixar de lavar os fios constantemente.

”Os fios sujos tendem a cair mais facilmente, bem como ficam menos brilhosos e saudáveis. O ideal é periodizar de acordo com o seu tipo de cabelo: se eles forem oleosos, lave todos os dias. Já se forem secos, é interessante fazer a higienização cerca de três vezes por semana”, ensina Beto Galvão.

2 – Lavar o cabelo apenas com água morna

A água morna é a principal aliada do cabelo durante o inverno. Durante essa época do ano é impossível tomar banho frio, mas é super importante não lavar as madeixas com água muito quente.

“A água quente tira os óleos naturais dos fios, deixando-os desidratados, aumentando a descamação do couro cabeludo e podendo até provocar queda. Por isso, o ideal é lavá-los sempre com água morna. Quem for mais corajosa pode reservar os últimos minutinhos do banho para jogar um jato de água fria nos cabelos para ajudar a fechar as cutículas e dar brilho”, sugere.

3 – Alimentar-se bem e beber bastante água

A dica vale para o ano todo. No entanto, as baixas temperaturas deixam o cabelo mais ressecado e hidratações externas não são o suficiente para melhorar a saúde dos fios.

O profissional esclarece: “com o frio, as pessoas tendem a ingerir menos água. A falta de líquido no organismo deixa os fios mais ressacados. Uma alimentação rica em nutrientes também favorece a maleabilidade e reconstrução dos cabelos.” Algumas vitaminas, por exemplo, são grandes amigas de belas madeixas, especialmente a A. Ferro e zinco são minerais essenciais, que contribuem para um brilho perfeito e fios mais fortes.

4 – Não dormir com o cabelo molhado

Dormir com os fios molhados nunca é bom, mas no inverno pode ser ainda pior.

“Os fios se tornam mais propensos à quebra, porque o atrito com o travesseiro danifica a estrutura. Além disso, a umidade facilita a proliferação de fungos. É melhor passar um protetor térmico para proteger os fios e secá-los com secador antes de dormir ou esperar para lavá-los pela manhã”, recomenda.

5 – Secar o cabelo corretamente

Já que estamos falando em secador, existe uma maneira correta de utilizá-lo sem danificar os fios.

“Não se deve esfregar o cabelo com a toalha, pois o atrito causará danos. A melhor maneira de secar o cabelo seria espremer suavemente o excesso de umidade com uma toalha e, em seguida, usar um secador de cabelo no ajuste fresco. Se você preferir usar ar quente para agilizar o processo, assegure-se de que está segurando o secador a pelo menos 15 centimetros de distância do cabelo”, aconselha o hairstylist do C. Kamura.

6 – Investir em tratamentos intensos

Manter o cabelo hidratado e nutrido é fundamental em dias frios, já que ajuda a manter o brilho, a saúde dos fios e, consequentemente, deixando-os mais sedosos. Com um produto de qualidade, é possível fazer hidratações em casa, mas nada melhor que um bom profissional para indicar o tratamento correto para a necessidade do cabelo e a manutenção que deverá ser feita em casa.

Beto orienta: “invista em um cuidado específico e profundo semanalmente ou ao menos de quinze em quinze dias. Não se esqueça de massagear bem o couro cabeludo. Faça movimentos suaves e circulares em toda a região para garantir que as substâncias ativas consigam penetrar melhor nas cutículas e atinjam o efeito desejado.”

7 – Deixar o couro cabeludo respirar

Durante o verão, um dos grandes inimigos da saúde capilar é o uso excessivo de bonés: eles esquentam a região, aumentam a produção de suor e impedem sua evaporação. Nos dias frios de inverno, o problema fica por conta do uso de chapéus e gorros.

“Eles retêm a umidade, esquentam o local e impedem a respiração adequada do couro cabeludo. Se você não abre mão dessas peças, ao menos tome cuidado para que sejam suaves e confortáveis, e que não façam tanta pressão ou apertem demais a cabeça, o que poderia até quebrar os fios com a pressão”, afirma.

8 – Não esquecer do protetor solar

Não é porque os dias são mais frios no inverno que os raios solares não podem fazer um tremendo estrago nos cabelos. Portanto, não deixe o protetor de lado.

“Os fios precisam de proteção. Invista em produtos de qualidade que venham com filtro solar”, completa Beto.

Via: Revista Caras