Mais de 3 mil pessoas foram ver o concerto de Natal no Barigui

26/11/2018 às 09:42. Comente esta notícia!

Cerca de 3 mil pessoas acompanharam, neste domingo (25/11), no Parque Barigui, a apresentação especial da Orquestra Filarmômica Unicesumar (OFUC), que tocou peças dos repertórios clássico, natalino e trilhas sonoras de filmes. No início da noite, a árvore de Natal de 23 metros instalada no parque foi acesa ao som de “Aleluia” de Georg Friedrich Händel. O espetáculo e a árvore gigante fazem parte da programação do Natal de Curitiba – Luz dos Pinhais, a temporada natalina da capital.

“Mais uma noite preparando o Natal em Curitiba.  A orquestra encantou os curitibanos nessa tarde amena de primavera. Foi uma alegria e uma festa. Venham para rua tanto quem é de Curitiba quanto quem não é para ver o Natal da cidade”, convocou o prefeito Rafael Greca.

O dia de sol levou muita gente ao parque e muitas pessoas aproveitaram para apreciar o espetáculo. “Estávamos passando e resolvemos parar e ver. É bem interessante a iniciativa, porque é uma forma de popularizar, de divulgar a cultura”, disse o engenheiro agrônomo Joseney Royer, que estava acompanhado a namorada, Ana Claudia Rodrigues.

A empresária Karina Macedo levou a filha Giovana, de dois anos e meio, para ouvir a orquestra. Elas deitaram na grama em cima de uma colcha para assistir os músicos. “Ela gostou muito. Nós procuramos incentivar o gosto pela arte e pela cultura e ela já reconhece muita coisa da orquestra. Ela dizia para mim “Mamãe escuta os instrumentos”, conta Karina.

A fisioterapeuta Vanessa Becker veio ao parque acompanhada do pai e da filha especialmente para o espetáculo. “Eu frequento o parque três vezes por semana e já sabia que teria a orquestra. É muito bonito”, disse.

Para o prefeito Rafael Greca, a iniciativa faz com que a população ocupe os espaços públicos da cidade. A prefeitura preparou uma série de eventos para o Natal desse ano, que deve ter mais de 70 atrações em Curitiba. Autos de natal, apresentações musicais, coros, feiras, paradas e presépios estão entre as principais atrações.A programação é patrocinada pela Prefeitura e por parcerias com empresas.

Mantida pelo Unicesumar, centro universitário fundado em Maringá e que hoje tem atuação nacional, a OFUC foi criada em 2003 e hoje executa um programa de concertos diversificado, constando obras sinfônicas, populares nacionais e internacionais, trilhas sonoras, dentre outras. Atualmente tem 65 músicos.

Segunda-feira

A programação da temporada natalina de Curitiba continua, nesta segunda-feira (26/11) com uma apresentação especial vinda diretamente do Ceará. Com reconhecido valor local, nacional e internacional, a Banda do Piamarta, de Fortaleza, se apresenta, às 20h, na Paróquia Santo Antônio de Orleans, no Órleans (Rodovia do Café Km 4, no Órleans). O grupo é considerado referência no trabalho desenvolvido há mais de 45 anos com crianças e adolescentes situados na faixa de risco social em todo o estado nordestino. Na terça-feira (27/11), a banda volta a se apresentar, no mesmo horário, na Catedral de Curitiba.

Os eventos fazem parte da programação do Natal de Curitiba – Luz dos Pinhais, a temporada natalina da capital paranaense. Serão mais de 70 atrações por toda a cidade, entre autos, corais, exposições de presépios, paradas, concertos e feiras temáticas, promovidos pela Prefeitura, patrocinadores (Rede de Supermercados Condor, Caixa e Electrolux) e empresas privadas. A programação vai até o dia 23 de dezembro.

Toda a programação do Natal de Curitiba – Luz dos Pinhas pode ser conferida no site http://natal.curitiba.pr.gov.br/