Ao Vivo

Mães que dormem junto com bebê têm mais risco de sofrer depressão, diz estudo

29/07/2019 às 08:44.
dormir com filho 0418 1400x800
an4juta/Shutterstock

Dormir no mesmo quarto que o filho (ou até cama) pode ser muito prazeroso no primeiro momento. No entanto, segundo um estudo da Penn Satate University publicado pela revista científica “Infant and Child Development”, mulheres que vivem essa experiência têm mais chances de sofrer de depressão.

Depressão em mulheres: dormir com filho eleva risco

Para a pesquisa, os cientistas analisaram hábitos de sono e sentimentos de 103 mulheres durante seis meses. Desta maneira, eles chegaram à conclusão de que aquelas que dividiam o quarto com o filho se sentiam até 76% mais deprimidas e 16% mais julgadas do que aquelas mães que colocavam o bebê para dormir em seu próprio quarto.

dormir com bebe 0418 1400x800
Africa Studio/Shutterstock

No entanto, o resultado da pesquisa não visa destacar o que é bom ou ruim, nem sequer ditar regras. Na verdade, a intenção é transmitir a necessidade de que a família busque por uma rotina de sono que seja agradável para todos os seus membros.

Sendo assim, não há mal algum que, em um primeiro momento, o bebê durma em um berço no quarto dos pais. Afinal, é necessário que mãe e bebê criem um vínculo, mas é importante que este não seja uma dependência.

Além disso, nem todas as famílias têm a oportunidade de oferecer um quarto apenas para a criança. No entanto, o mais importante em ambos os casos é que mãe e bebê tenham seus espaços como pessoas diferentes que são.

Via: Vix