Macaca solitária ‘adota’ galinha em zoológico de Israel

28/08/2017 às 13:08.

JACK GUEZ / AFP

Uma relação improvável está chamando a atenção de funcionários e visitantes do zoológico Ramat Gan Safari, perto de Tel Aviv, em Israel. Niv, uma fêmea de Macaca nigra, espécie natural da Indonésia, adotou uma galinha e passou a última semana acariciando e cuidando da ave.

— Parece que Niv, que completou quatro anos e alcançou a maturidade sexual, tem dificuldades em econtrar um parceiro — disse a porta-voz do parque, Mor Porat. — Isso provavelmente explica o instinto maternal que ela expressa para essa galinha.

Segundo a porta-voz, Niv e a galinha passam praticamente todo o tempo juntas. A ave poderia fugir pelo espaço entre as grades, mas parece querer ficar na companhia de Niv e “está feliz por ter encontrado uma mãe adotiva. A noite elas dormem juntas”.

— Esse tipo de relacionamento é raro — apontou Porat. — Às vezes os macacos matam e comem as galinhas que entram nos seus recintos, ou brincam até que elas morram.

Para evitar o trágico fim, os funcionários separaram Niv e sua penosa dos outros macacos. Apenas a mãe de Niv, que é alvo constante de hostilidades de outras fêmeas, acompanhou a filha.

 

Fonte: Extra