Low carb, low fat, contar calorias…. Qual é a melhor maneira de perder peso?

09/03/2018 às 09:39. Comente esta notícia!

Existem diversas polêmicas no mundo nutricional e uma delas é sem dúvida que tipo de dieta é mais adequada, low carb ou low fat. É melhor diminuir as gorduras ou os carboidratos quando se quer perder peso? A outra é se devemos ou não contar calorias. Um estudo recente tem causado um grande impacto no meio médico e nutricional e tenta responder essas duas perguntas.

A pesquisa envolveu mais de 600 participantes, conduzido por cientistas da Universidade de Stanford e pelo Instituto Nacional de Saúde dos EUA (NIH). O objetivo, através de uma pesquisa extremamente bem delineada, foi identificar se para perder peso é melhor restringir as gorduras ou os carboidratos.

Há muitas dúvidas e polêmicas em relação aos diferentes tipos de dietas (Foto: Istock)

Há muitas dúvidas e polêmicas em relação aos diferentes tipos de dietas (Foto: Istock)

Estudos anteriores que comparam dietas com baixo teor de gordura e baixo teor de carboidratos mostraram que a perda de peso individual pode variar muito dentro dos grupos de dieta designados. Os motivos dessas respostas individuais não são bem compreendidos, levando os cientistas a hipotetizar que talvez a sensibilidade à insulina ou a genética possam explicar o sucesso ou o fracasso de diferentes dietas. Esse estudo testou se as diferenças na genética ou na produção de insulina poderiam ajudar a prever o sucesso da perda de peso nos participantes que realizam uma dieta com baixo teor de gordura ou com baixo teor de carboidratos por um ano.

Durante o estudo, os participantes foram acompanhados por profissionais da nutrição de maneira regular e também foram estimulados a eliminarem alimentos industrializadas, com excesso de gorduras de má qualidade e excesso de açúcares adicionados. Foi solicitado que não contassem calorias e que de preferência preparassem as refeições em casa, com alimentos frescos e integrais.

Como resultado a pesquisa identificou que os dois grupos obtiveram perda de peso, independentemente da restrição de gorduras e de carboidratos. A contagem de calorias também não se mostrou primordial, apesar de os dois grupos terem ingerido um pouco menos de calorias do que o habitual.

Quanto mais naturais forem os alimentos escolhidos, melhor (Foto: iStock Getty Images)

Quanto mais naturais forem os alimentos escolhidos, melhor (Foto: iStock Getty Images)

O que vale ressaltar desse estudo, que com certeza precisa ser replicado e aprofundado, é que uma alimentação saudável, integral, priorizando comida de verdade é o primeiro passo para um emagrecimento saudável e mais efetivo.