Ao Vivo

Limonada com açafrão aumenta a imunidade e pode ajudar no combate à depressão

05/08/2019 às 08:54.
acafrao curcuma suco 0719 1400x800
j.chizhe/shutterstock

Manter uma alimentação equilibrada é fundamental para a saúde física e mental e a escolha adequada de comidas para incluir no cardápio pode não somente proteger o corpo de doenças, como no caso de itens que turbinam a imunidade, como também aliviar distúrbios emocionais, por meio de opções que reduzem a inflamação no cérebro.

Uma boa ideia para evitar gripes, infecções e outras doenças e ainda melhorar o humor é apostar na limonada de açafrão, uma bebida fácil de fazer e que, além de fortalecer o sistema imunológico, também afasta a depressão. Confira duas receitas:

suco curcuma laranja 0117 1400x800
ALINAT17/shutterstock

Ingredientes

  • 4 xícaras de água
  • 2 colheres de sopa de açafrão ralado ou em pó
  • 4 colheres de sopa de mel (ou stevia ou açúcar mascavo)
  • Suco de 1 limão

Modo de preparo

Para fazer a bebida que melhora a imunidade e ajuda a evitar depressão, basta bater todos os ingredientes no liquidificador e consumir em seguida.

Limonada com açafrão contra gripe

suco de curcuma 0119 1400x800
olepeshkina/shutterstock

Ingredientes

  • 2 colheres de chá de açafrão em pó
  • 1/4 de um limão
  • 2 colheres de chá de gengibre
  • 1/2 dente de alho
  • 2 colheres de chá de mel

Modo de preparo

Para preparar a bebida, basta bater todos os ingredientes no liquidificador com 1 copo de água.

Benefícios do açafrão e do limão para a saúde

curcuma acafrao tempero 0419 1400x800
SOMMAI/Shutterstock

Excelente fonte de antioxidantes e com ação anti-inflamatória, o açafrão promove maior defesa do organismo e pode ser remédio natural contra doenças e infecções simples como gripes e resfriados.

O alimento também é conhecido por evitar a depressão, melhorar o humor e turbinar a memória. De acordo com um estudo feito pela Universidade da Califórnia, EUA, o segredo estaria na curcumina, substância presente na composição da especiaria.

tempero curcuma acafrao 1217 1400x800
monticello/shutterstock

Outra pesquisa, publicada na revista Phytotherapy Research, mostrou que o açafrão tem eficácia semelhante à da fluoxetina no tratamento da depressão. Os cientistas acreditam que o alimento é capaz de reduzir inflamação no cérebro, processo que tem sido associado tanto à depressão quanto ao Alzheimer.

O limão, por sua vez, é rico em vitamina C, nutriente que age diretamente nas células de defesa auxiliando no combate a microrganismos e contribuindo para o fortalecimento do sistema imunológico.

limao cortado fatiado 0119 1400x800
Dulce Rubia/shutterstock

De acordo com a nutricionista Cintya Bassi, nutricionista do Grupo São Cristóvão Saúde, a fruta também possui antioxidantes que atuam combatendo o envelhecimento celular e, consequentemente, reforçando o sistema imunológico.

Via: Vix