Liceus de Ofícios oferecem mais três mil vagas para cursos gratuitos

31/08/2018 às 09:19. Comente esta notícia!
Foto Ricardo Marajo/FAS

Os cursos do programa Liceus de Ofícios, da Fundação de Ação Social – FAS Trabalho, são uma boa alternativa para quem quiser investir na qualificação profissional. Para setembro e outubro, foram abertas três mil vagas.

Entre as novidades estão os cursos de  Inglês e Espanhol Instrumental para trabalhadores do ramo hoteleiro e de Porteiro e Zelador de Edifícios. Há 490 vagas para Porteiro/Zelador e 425 divididas entre os dois idiomas.

Além disso, são ofertadas 99 turmas para os cursos de Informática, Inspetor de Qualidade, Porteiro/Zelador de Edifícios, Espanhol e Inglês Instrumental Para Hotelaria, Costura, Auxiliar Administrativo, Manutenção de Redes de Computadores, Qualidade no Atendimento ao Público, Dicas para Entrevista, Ética nas Redes Sociais e Marketing Pessoal. Também estão sendo ofertados outros cursos nas unidades próprias do programa e nas Ruas da Cidadania.

As inscrições são gratuitas. A programação com os locais, períodos de inscrição e critérios para frequência está disponível no site www.fas.curitiba.pr.gov.br, no banner Liceus. Depois de escolher as opções desejadas, os interessados deverão se inscrever no portal Aprendere (http://aprendere.curitiba.pr.gov.br).

Novidades

O curso para Porteiro e Zelador busca desenvolver habilidades no atendimento ao público interno e externo dos condomínios, além de identificar riscos de acidentes, assaltos e incêndios. Em situações de emergência, prepara o aluno para acionar polícia, ambulância e bombeiros.

Já os cursos de Inglês e de Espanhol Instrumental para hotelaria preparar os alunos para atender os hóspedes e turistas. Para isso, prevê o repasse de noções de hospitalidade a partir de expressões usadas na área de turismo, conceitos de cultura, espaço, tempo, moedas, localização e horário, entre outros conhecimentos.

Oportunidade

O Liceus de Ofícios foi criado pelo prefeito Rafael Greca em sua primeira gestão à frente da Prefeitura de Curitiba. O objetivo do programa é melhorar as condições de acesso ao mundo do trabalho, principalmente para pessoas em situação de vulnerabilidade social.

No primeiro semestre deste ano, o programa Liceus de Ofícios ofereceu 11.740 vagas para cursos. A previsão é chega a 20 mil vagas até o fim do ano.