Lego comemora 60 anos de seus famosos blocos de montar

29/01/2018 às 08:44.

Criada na Dinamarca, empresa de brinquedos se tornou referência mundial e continua um negócio de família.

A empresa Lego, dos bloquinhos coloridos para montar, completou 60 anos neste domingo, 28. Criada na Dinamarca por Ole Kirk Kristiansen, foi fundada em 1932, mas só lançou seus primeiros blocos no formato que conhecemos hoje em 1958.

Começou como uma pequena loja de marcenaria. Foram anos de pesquisa para que os blocos chegassem ao design considerado perfeito e desde então nenhuma mudança significativa foi feita no formato.

“As brincadeiras com Lego são impulsionadas por imaginação e curiosidade, e o bloco Lego está no coração disso. Juntar os blocos e separá-los diversas vezes tendo a imaginação como seu único limite. Isso ajuda jovens mentes a se manterem abertas, continuar explorando e desenvolvend habilidades essenciais para o século 21, como a criatividade, colaboração e solução de problemas”, disse Julia Goldin, Chefe do Departamento de Marketing do Grupo Lego, em declaração ao site oficial da empresa.

A empresa continua um negócio familiar e atualmente quem comanda os negócios é Kjeld Kirk Kristiansen, neto do fundador. A Lego tem sede em Billund na Dinamarca, onde foi criada, e escritórios nos EUA, Inglaterra, China e Singapura.

Origem do nome
Em seus 60 anos de história, a empresa de brinquedos expandiu bastante seus negócios e tem além dos brinquedos, produtos licensiados e até filmes em parceria com outras gigantes como a DC Comics.

Também faz sucesso com adultos que colecionam os vários cenários criados pela empresa como castelos de Harry Potter, naves de Star Wars, dinossauros da franquia “Jurassic Park” e super-heróis como Batman.

O nome Lego é uma junção das palavras dinamarquesas “leg godt”, que significam brinque bem. Os blocos já ganharam duas vezes o prêmio de brinquedo do século e atualmente são vendidos em 140 países.

Atualmente, mais de 60 cores são usadas na produção das peças e existem mais de 3.700 elementos entre blocos comuns e outras peças montáveis que são produzidos.

Neste domingo, 28, a loja da cidade de Billund, na Dinamarca, onde fica a sede da empresa abriu as portas para diversos eventos de comemoração do aniversário.

Lego comemora 60 anos (Foto: Scanpix Denmark/Michael Drost-Hansen via REUTERS)