Lâmpada que libera Wi-Fi 100 vezes mais rápido já é realidade

30/08/2018 às 12:41. Comente esta notícia!

A tecnologia de Internet sem fio Li-Fi está sendo usada pela primeira vez em um escritório. A Signify, empresa responsável por toda a parte de iluminação da Phillips, incluindo a nova tecnologia, implementou o Li-Fi em sua filial em Varsóvia, na Polônia. O “Wi-Fi via luz” permite distribuir sinal de Internet por meio de lâmpadas especiais e promete velocidades que podem ser até 100 vezes mais rápidas que as redes wireless atuais, além de trazer também vantagens extras, como mais segurança e estabilidade.

Os testes são mais um passo da empresa para a comercialização da tecnologia, ainda sem data definida. Em março, o TechTudo acompanhou a apresentação das primeiras luminárias do tipo criadas pela marca. Embora os primeiro testes tenham sido feitos no início do ano, na França, esta é a primeira vez que as lâmpadas Li-Fi são usadas em um ambiente de trabalho comum. A proposta da empresa é entender como a tecnologia se sai na prática.

Enquanto o Wi-Fi usa frequências de rádio, as luminárias utilizam ondas de luz para realizar a conexão com a banda larga e permitir a transferência de dados entre dispositivos. De acordo com a fabricante, a velocidade pode chegar a 30 Mb/s sem comprometer a iluminação.

Além da alta velocidade de conexão, a tecnologia também promete algumas outras vantagens em relação ao wireless tradicional. A primeira delas tem a ver com a estabilidade, já que, ao contrário do Wi-Fi, o sinal Li-Fi é menos propenso a ruídos e interferências.

Outra característica importante da nova tecnologia é a maior segurança. Para que um invasor possa ter acesso à rede e tentar um ataque, ele precisa necessariamente estar no mesmo espaço físico, já que o sinal é distribuído por luz e não atravessa paredes.