Kombucha: o chá probiótico que acelera o metabolismo

07/05/2018 às 09:48.

Para quem ainda não sabe, o kombucha é um chá milenar oriental que existe há mais de 2 mil anos na China. Na dinastia Han, ele era considerado o elixir da vida. O título dado pelos chineses faz sentido, pois a bebida traz mesmo diversos benefícios à saúde.

Foto: Pixabay

Kombucha é uma bebida fermentada composta de bactérias xylinum e de leveduras. O processo de fermentação envolve a colônia de bactérias chamada popularmente de scoby. O scoby é uma massa que lembra bastante uma panqueca. É ela que se multiplica.

Não pense que o gosto do kombucha é ruim. Trata-se de uma mistura que conta com o scoby, chá preto e açúcar. Em uma segunda etapa da fermentação, são inseridos sabores desejados, o que transforma a bebida em tipo de refrigerante natural que, ainda por cima, ajuda no emagrecimento.

BENEFÍCIOS
O ácido glicurônico contido na kombucha ajuda na desintoxicação do organismo e eliminação de toxinas. Além disso, o chá auxilia no funcionamento intestinal, absorção de nutrientes, aumento da imunidade, diminuição de alergia, melhorada da pele e intolerâncias alimentares. É importante lembrar que o consumo não deve ultrapassar mais 300 ml por dia, em adultos.

O chá não é recomendado por pessoas com baixa imunidade, gestantes, crianças e idosos.

Você pode ou comprar a sua garrafinha de kombucha já pronta, pois a bebida já foi industrializada. Ela é vendida em mercadinhos orgânicos ou mesmo em lojas virtuais. Os preços variam entre R$ 14 a R$ 80.