Ao Vivo

Jovem cria sutiã capaz de detectar câncer de mama

15/05/2017 às 08:32.

EVA é o nome do sutiã capaz de detectar câncer de mama, criado pelo jovem mexicano Julian Rios Cantu e mais três amigos.

O projeto inovador e muito essencial venceu o Prêmio de Estudante Empreendedor Global 2016-2017.

A inspiração veio da mãe de Julian, que após a luta contra o câncer, teve que retirar os seios.

O sutiã é principalmente para mulheres com predisposição genética para ter câncer de mama, foi desenvolvido através da startup Higia Technologies, criada por Julian.

A eficácia do diagnóstico do EVA é de 93% e funciona com a ajuda de 200 biossensores que mapeiam a superfície dos seios e são capazes de monitorar mudanças de temperatura, textura e peso.

Esses biossensores detectam a condutividade térmica em zonas específicas, o que em alguns casos, o calor pode significar maior fluxo de sangue e consequentemente indica que as veias estão “alimentando” alguma coisa, provavelmente o câncer.

“EVA é uma rede de biossensores que abrange o seio da mulher, recebe o dado de temperatura, os analisa e envia a informação para um aplicativo ou qualquer computador”.

“Quando há uma má formação no seio ou tumor, há um excesso de vascularização, então quanto mais sangue, maior a temperatura”, explica Julian.

O sutiã inteligente deve ser usado uma hora por semana e todas as informações são mandadas para o app, que irá formar uma base de dados.

O algoritmo que detecta essas mudanças significativas foi criado com informações de mil pacientes com câncer de mama, por isso é capaz de reconhecer quando há algo diferente e auxilia no diagnóstico precoce e tratamento ainda no estágio inicial.

Essa ideia incrível e que é um potencial parceiro do autoexame para as mulheres, ganhou o prêmio de 20 mil no concurso global.

O jovem e seus amigos devem continuar a desenvolver a tecnologia do sutiã.

Confira o vídeo de divulgação:

Via: Awebic