Jovem bomba no YouTube falando sobre matemática de forma divertida

20/08/2018 às 09:43. Comente esta notícia!

Muitos brasileiros não têm memórias boas das aulas de matemática dos tempos de escola. Fazendo vídeos sobre o assunto tão temido, Julia Jaccoud ganhou destaque no YouTube. O canal A Matemaníaca, que soma quase 50 mil inscritos, aborda a temática de forma descontraída e fácil de entender.

Foto: Divulgação

Os vídeos não focam em dar aula, mas em falar da matemática presente no dia a dia, como nas compras de Páscoa e em um jogo de cartas. A paulista nascida em São Bernardo do Campo diz não ter sido incentivada a gostar do assunto, pois ele sempre esteve presente em sua casa: o pai trabalha com finanças e o irmão é engenheiro. “Os número eram confortáveis”, lembra.

Ao contrário do que algumas pessoas possam imaginar, Julia sempre teve afinidade com a área de humanas também, principalmente balé e fotografia. “Pensava em cursar engenharia, mas percebi que não era onde me via a longo prazo. Queria poder juntar matemática e arte, as duas coisas mais importantes da minha vida. Fez sentido a licenciatura no tema, porque poderia mostrar para as pessoas o lado legal da matemática”, conta.

Julia completou recentemente a licenciatura de matemática pela Universidade de São Paulo. A ideia do canal surgiu na época de estágios, porque ela quis manter a troca de conhecimentos com os alunos. “Quando a gente estuda Teorema de Pitágoras, cada estudante te conta uma coisa diferente e, no fim, todo mundo vai saber a fórmula. Mas para chegar ali, cada um tem uma história e bagagem de conhecimentos diferente, acho isso bem interessante”.

Como já tinha conhecimento de fotografia, os amigos motivaram Julia a criar o canal. Em 2015, ela se jogou e foi aprendendo a editar vídeos no próprio YouTube. Desenvolveu uma linguagem divertida e acessível e conquistou um público fiel.

“Quem me assiste, gosta do assunto. Não são pessoas necessariamente de exatas, mas elas deram uma chance para o tema, e muita gente não se permite fazer isso. A matemática é o patinho feio da escola e da vida”, comenta. O objetivo do A Matemaníaca é justamente mostrar que a disciplina é legal e pode sim ser aprendida sem traumas.