Ivete faz doação de sangue e movimenta hemocentro na Bahia: ‘Super fácil, ajuda tanta gente’

01/02/2019 às 08:05.

A cantora Ivete Sangalo fez doação de sangue nesta quinta-feira (31), no Hemocentro da Bahia (Hemoba), na Vasco da Gama, e movimentou o local. Em um ônibus, a artista levou integrantes da equipe dela também para fazer a doação, entre eles a irmã, Cynthia Sangalo.

“Toda a IS [produtora da artista] aqui reunida no Hemoba. Agradeço a toda minha equipe. Todo mundo pronto para doar sangue. Todo mundo empenhadíssimo”, afirmou.

No Instagram, a baiana fez posts para incentivar a boa ação. ‘Super fácil, ajuda tanta gente’, disse.

Nos vídeos postados pela artista na rede social, é possível ver que algumas, entre funcionários do Hemoba e doadores, se aglomeraram para ver a passagem da artista pelo local.

Conforme a assessoria do hemocentro, após realizar o cadastro e doação, a cantora conversou com funcionários, tirou fotos com fãs, conheceu a estrutura da unidade e realizou um dos sonhos do garoto Enzzo Pomponet, de 12 anos, portador de aplasia medular grave.

Ivete Sangalo doa sangue em Salvador — Foto: Reprodução/Instagram

Ivete Sangalo doa sangue em Salvador — Foto: Reprodução/Instagram

Quem pode doar

Conforme a assessoria da Hemoba, a unidade está com um baixo índice de doações. O doador de sangue voluntário deve ter entre 16 e 69 anos, pesar acima de 50 kg, não ter ingerido álcool nas ultimas 12 horas e não estar em jejum. É importante levar um documento oficial com foto e ter a presença dos pais, caso o doador tenha entre 16 e 18 anos.

Existem os impedimentos definitivos, que anulam qualquer possibilidade de se fazer uma doação: hepatite após os 11 anos de idade, evidência clínica ou laboratorial das seguintes doenças transmissíveis pelo sangue: hepatites B e C, Aids (vírus HIV), doenças associadas aos vírus HTLV I e II, Doença de Chagas, uso de drogas ilícitas injetáveis e Malária. Mais informações podem ser obtidas no site da Hemoba.

Ivete Sangalo faz doação de sangue em Salvador — Foto: Reprodução/ Instagram

Ivete Sangalo faz doação de sangue em Salvador — Foto: Reprodução/ Instagram

Pós-atendimento

Após o término do procedimento de doação de sangue, é importante que o doador voluntário evite esforços físicos exagerados por pelo menos 12 horas.

Se manter hidratado, não fumar por 2 horas, evitar bebidas alcoólicas por mais 12 horas, manter o curativo no local da punção por pelo menos 4 horas, não dirigir veículos de grande porte, não trabalhar em andaimes e não praticar paraquedismo ou mergulho são as recomendações dadas pelo Ministério da Saúde.

É importante que o doador também faça um pequeno lanche, para que continue se sentindo bem durante o dia em que efetuou a doação.

Ivete Sangalo movimentou Hemoba ao doar sangue em Salvador — Foto: Hemoba/ Divulgação

Ivete Sangalo movimentou Hemoba ao doar sangue em Salvador — Foto: Hemoba/ Divulgação