Ao Vivo

Isto é o que acontece dentro do corpo depois que tomamos refrigerante

22/02/2017 às 10:30.
digestao 400x800 0217

Estudos apontam que o consumo de refrigerantes leva 184 mil pessoas à morte por ano, sendo 133 mil por causa do diabetes, 45 mil por doenças cardiovasculares e 6.450 por câncer. Entenda como a bebida age no corpo humano.

O que o refrigerante faz no seu corpo

Nos primeiros minutos após consumir uma latinha de refrigerante seu corpo já recebe o total de açúcar recomendável em um dia: cerca de 10 colheres de chá.

Logo após o primeiro gole, a bebida passa a corroer o esmalte dos dentes e, como a placa se alimenta do açúcar presente no líquido, as chances de desenvolver cáries são aumentadas.

Com os níveis de açúcar em excesso no sangue, ocorre liberação de insulina pelo pâncreas e sobrecarga do fígado, que transforma o açúcar em gordura.

acucar no refrigerante 400x800 0117

Com efeito viciante provocado pelo açúcar, os receptores mandam para o cérebro mensagens de necessidade de consumir mais e mais da bebida.

Pouco mais de meia hora após beber refrigerante, a cafeína presente na bebida é totalmente absorvida pelo corpo, provocando aumento da pressão sanguínea e maior bombeamento de açúcar para sangue pelo fígado. O organismo aumenta a produção de dopamina, neurotransmissor que provoca prazer, gerando uma reação física semelhante à provocada pelo uso de drogas pesadas, como heroína.

Em uma hora depois da ingestão da bebida, o corpo sente a necessidade de urinar e ocorre a eliminação de nutrientes importantes para o bom funcionamento do organismo, como zinco, magnésio e cálcio.

Os níveis de açúcar no corpo, a partir deste momento, começam a entrar em declínio, fazendo com que você sinta sonolência e experimente irritação.

Via: VIX