Irati cancela carnaval de rua pelo terceiro ano consecutivo por falta de dinheiro

01/02/2018 às 11:53. Comente esta notícia!

A cidade de Irati, na região central do Paraná, ficará sem carnaval de rua pelo terceiro ano consecutivo. De acordo com a Secretaria de Cultura, Patrimônio Histórico e Legado Étnico, o motivo é a falta de dinheiro na administração pública do município, que deverá investir em outras áreas, como a saúde e a construção e manutenção de estradas.

Segundo o secretário da pasta, Sidnei Jonaldo Jorge, a medida vem sendo tomada em virtude da crise econômica, que atingiu a arrecadação de impostos municipais. Além disso, de acordo com ele, o município tem pouca tradição nos carnavais de rua, ao contrário das festas em clubes particulares, que atraem mais pessoas.

“Normalmente o pessoal colocava uma banda na rua, aí as pessoas faziam seus blocos. Não existem movimentos relacionados ao carnaval que pudessem ser impactantes. Pelo fato do Carnaval de clubes ser mais forte, o de rua acaba não decolando”, afirma.

Outras festas

Apesar da suspensão dos investimentos públicos no Carnaval, o secretário acredita que a prefeitura deverá manter os investimentos públicos para a realização de outras festas na cidade. Entre elas está o rodeio, que ocorre normalmente no mês de julho e que chega a reunir milhares de pessoas em Irati.

A decisão sobre o calendário de festas deverá ser tomada a partir de quinta-feira (1º), quando vai ocorrer a primeira reunião geral dos secretários municipais com o prefeito. No encontro, os secretários devem ser informados sobre os rumos que o trabalho da prefeitura seguirá neste ano.

Via: G1 – Paraná