Instagram pega emprestado o QR Code do Snapchat em novo recurso do Stories

05/10/2018 às 09:48. Comente esta notícia!

Já faz algum tempo que o Instagram não cria nenhuma grande ferramenta nova para o Stories, seção “inspirada” no Snapchat que acabou se tornando a principal força do aplicativo. Tanto que a grande última adição ao hall de recursos do modo “jovem” da rede social foi justamente o sticker de perguntas, lançado no começo de julho na plataforma e que se provou um grande sucesso entre o público. Fora isso, só algumas atualizações pequenas, como um indicador de quem está online e o uso de GIFs nas DMs.

Depois que os criadores da rede social pularam fora do barco que ajudaram a fundar, porém, a empresa resolveu agir neste departamento. Enquanto o tal do IG Shopping não acontece e o IG TV não decola de vez, o Stories vai ganhar uma nova ferramenta intitulada “tag de nome”, que permite que você compartilhe seu perfil com recém-conhecidos através de uma caixinha à la QR Codes com seu nome e perfil, uma ferramenta que é amplamente similar em proposta e estrutura ao Snap Codes do Snapchat, que tem a exata mesma função na “rival”.

O “tag de nome” está sendo disponibilizado aos poucos e à partir de hoje para todos os usuários, ficando localizado dentro da plataforma na aba direita, onde ficam registradas os “posts salvos” e as sugestões de perfis para se seguir da conta. As tags são 100% customizáveis, podendo carregar stickers, emojis e até selfies. Ao serem escaneadas por outro celular, elas criam um link no outro aparelho para que a pessoa possa seguir o colega instantaneamente.

Além da “tag de nome”, o Mashable reporta que o Instagram também já estaria testando um novo formato de comunidades escolares, uma função que permitiria que pessoas de uma mesma instituição se encontrassem na plataforma com maior facilidade.